UE: palavras de Catherine Ashton foram "muito distorcidas"

Segundo porta-voz do bloco, a chefe da diplomacia da UE condena 'firmemente' o ataque realizado ontem contra uma escola judia de Toulouse

Bruxelas - Michael Mann, o porta-voz da chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, disse que a declaração feita por ela nesta segunda-feira sobre o ataque a uma escola judaica em Toulouse, na França, foram 'muito distorcidas' por uma agência de notícias.

Ashton se referiu às 'tragédias que custam a vida de crianças' e 'não realizou nenhum paralelismo entre as circunstâncias deste ataque e a situação em Gaza', explicou Mann em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira.

A chefe da diplomacia europeia discursou ontem numa conferência internacional sobre a realidade dos jovens palestinos organizada em Bruxelas, na Bélgica, pela Agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês).

Ashton 'falou de forma geral para chamar a atenção sobre o destino infeliz de crianças no mundo todo, não fez comparações de nenhum tipo', disse o porta-voz.

A chefe da diplomacia da UE condena 'firmemente' o ataque realizado ontem contra uma escola judia de Toulouse, no qual morreram um professor e três crianças, ressaltou Mann.

O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, pediu nesta terça-feira em Jerusalém que Ashton retirasse suas palavras, que classificou como 'indignas'. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.