Mundo

UE considera que pode enfrentar suspensão de fornecimento de petróleo

Irã ameaça interromper suas vendas a outros países europeus, além da França e do Reino Unido

UE confia em capacidade de enfrentar suspensão da venda de petróleo pelo Irã (Alexander Joe/AFP)

UE confia em capacidade de enfrentar suspensão da venda de petróleo pelo Irã (Alexander Joe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 15h52.

A União Europeia (UE) é capaz de enfrentar a suspensão no fornecimento de petróleo, disse nesta segunda-feira um porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, em um momento em que o Irã ameaça interromper suas vendas a outros países europeus, além da França e do Reino Unido.

"Em termos de segurança imediata de reservas, a UE tem um bom fornecimento de petróleo e de produtos petrolíferos para fazer frente a uma eventual interrupção das entregas", afirmou Sébastien Brabant à AFP.

O Irã ameaçou suspender suas vendas de petróleo a outros países europeus além de França e Grã-Bretanha, se a Europa continuar com suas "ações hostis" em relação a Teerã, disse nesta segunda-feira o presidente da companhia nacional petrolífera do Irã (NIOC), Ahmad Ghalebani.

Teerã tinha anunciado domingo a suspensão de toda a venda de petróleo para a França e Grã-Bretanha, os dois países da UE que mais incentivaram a adoção de sanções contra o Irã.

Citado pela agência Mehr, Ghalebani mencionou a Alemanha, Espanha, Itália, Grécia, Portugal e Holanda como alvos potenciais da medida, em represália pelo embargo decidido em janeiro pela União Europeia sobre a compra de petróleo iraniano, no âmbito de um reforço das sanções contra o controverso programa nuclear da República Islâmica.

A suspensão da venda de petróleo para França e Reino Unido é simbólica, já que Londres e Paris já tinham deixado de importar petróleo iraniano frente ao embargo da UE que entrará plenamente em vigor no próximo dia 1º de julho.

Itália, Espanha e Grécia, principais destinos das exportações petrolíferas iranianas na Europa, se veriam, ao contrário, penalizadas se Teerã colocar a ameaça em prática.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEuropaIrã - PaísPetróleo

Mais de Mundo

Austrália e Indonésia assinam pacto de defesa na região Ásia-Pacífico

O que pode ter causado tornado que fez naufragar superiate Bayesian, do magnata britânico Mike Lynch

Brasil é procurado por outros países em busca de informações sobre Venezuela

Mpox não é como a Covid-19, afirma OMS; entenda a diferença

Mais na Exame