Mundo

UE: Brexit pode ser estendido, se Theresa May conseguir aprová-lo

Saída do Reino Unido da UE pode ser prorrogada até 22 de maio; caso Parlamento britânico não aprove proposta, prazo será antecipado para 12 de abril

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May: premiê terá de garantir a aprovação do seu acordo para ativar extensão do Brexit (Toby Melville/Reuters)

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May: premiê terá de garantir a aprovação do seu acordo para ativar extensão do Brexit (Toby Melville/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 21 de março de 2019 às 19h58.

Última atualização em 22 de março de 2019 às 09h05.

São Paulo – A União Europeia aceitou estender o prazo para o Brexit, que deixará de ser na semana que vem, 29 de março, e passará para o dia 22 de maio, pouco antes das eleições do Parlamento Europeu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 21 de março, em Bruxelas, onde acontece a cúpula do bloco.

Apesar da concessão de um período maior para a saída do Reino Unido, os países-membros não foram lenientes com o governo britânico e estabeleceram condições para ativar a extensão e garantir que o Brexit conte com um período de transição.

Portanto, o Conselho Europeu informou que a prorrogação será por um período menor do que o que foi solicitado pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que tentava levar o prazo de saída da UE para o dia 30 de junho.

Além disso, tal prorrogação só será concedida se o Parlamento britânico aprovar o acordo de May na semana que vem, quando é esperada uma nova votação, a terceira tentativa de aprovação do documento. Caso o Parlamento britânico não aprove proposta, prazo para Brexit será antecipado para 12 de abril.

 

 

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia