Mundo

Ucrânia e Rússia assinam acordo para geradores nucleares

Kiev - Ucrânia e Rússia assinaram nesta quarta-feira um acordo de cooperação para a construção de dois novos geradores para a central elétrica nuclear de Jmelnitski, projeto avaliado entre US$ 5 e 6 bilhões. O documento, que foi assinado pelo ministro da Energia e Combustível da Ucrânia, Yuri Boiko, e o diretor da agência atômica […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Kiev - Ucrânia e Rússia assinaram nesta quarta-feira um acordo de cooperação para a construção de dois novos geradores para a central elétrica nuclear de Jmelnitski, projeto avaliado entre US$ 5 e 6 bilhões.

O documento, que foi assinado pelo ministro da Energia e Combustível da Ucrânia, Yuri Boiko, e o diretor da agência atômica russa (Rosatom), Serguei Kirienko, ratifica um acordo acertado pelos chefes de Governo dos dois países em abril do ano passado.

Nessa ocasião, os primeiros-ministros da Ucrânia, Nikolai Azarov, e da Rússia, Vladimir Putin, decidiram concluir a construção da central de Jmelnitski, trabalhos que serão financiados pela Rússia, como adiantou a Rosatom.

"É um primeiro passo muito importante", declarou Kirienko ao final da cerimônia nesta quarta-feira, segundo palavras publicadas pelas agências locais.

O diretor da Rosatom destacou que a cooperação bilateral neste projeto permitirá ganhar experiência para futuros trabalhos na Ucrânia, assim como a execução de projetos conjuntos em outros países.

A construção da usina nuclear de Jmelnitski, na parte ocidental da Ucrânia, começou em 1981, quando ainda existia a União Soviética. Seu primeiro gerador foi colocado em funcionamento em 1987 e o segundo, em 2004.

Em outubro de 2008, a empresa russa Atomstroiexport ganhou a licitação internacional para concluir a construção dos geradores três e quatro da planta, que assim que for concluída, terá uma potência de 4 mil megawatts.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaRússia

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido