Mundo

Twizy é novo carro elétrico produzido no Brasil

Veículos chegarão inicialmente ao país desmontados, em kits mecânicos, e servirão para uso de Itaipu e de empresas vinculadas ao Programa Veículo Elétrico

Twizy: parceria prevê elevação gradual do índice de nacionalização dos componentes utilizados nos veículos elétricos da marca (.)

Twizy: parceria prevê elevação gradual do índice de nacionalização dos componentes utilizados nos veículos elétricos da marca (.)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 14h28.

São Paulo - A Itaipu Binacional e a Renault brasileira pretendem desenvolver carros elétricos para o mercado brasileiro. O acordo de cooperação tecnológica, divulgado nesta segunda-feira, 07/10, em São Paulo, prevê a montagem de 32 Twizy, minicarro de uso estritamente urbano, no Centro de Pesquisa de Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Importados da Europa, os veículos chegarão inicialmente ao país desmontados, em kits mecânicos, e servirão para uso restrito de Itaipu e de empresas vinculadas ao Programa Veículo Elétrico.

A parceria prevê a elevação gradual do índice de nacionalização dos componentes utilizados nos veículos elétricos da marca e a preparação de subfornecedores de peças para o mercado regional.

Com o acordo, a Renault também passa a integrar o grupo de parceiros do Programa Veículo Elétrico, iniciativa liderada pela Itaipu Binacional e a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli AG/KWO.

O chefe da assessoria de mobilidade elétrica sustentável de Itaipu, engenheiro Celso Novais, afirmou que o acordo prevê estudos de nacionalização de componentes e a identificação de futuros fornecedores no Brasil e no Paraguai.

“Queremos aproveitar o grande know how da Renault em veículos elétricos para ajudar a desenvolver um braço importante da cadeia produtiva, que é o segmento de subfornecedores de peças”, disse Novais.


Segundo ele, a escolha do Renault Twizy se deve ao fato de a montagem desse modelo ser menos complexa. “É um carro que agrega muita tecnologia e inovação, um autêntico city car, feito para duas pessoas. Assim, teremos menos dificuldade para a absorção da tecnologia”, afirmou.

Na Europa, o Twizy compõe uma categoria especial de veículos, para uso exclusivo em cidades e rodovias de perímetro urbano. Os modelos não podem ser utilizados em rodovias expressas.

Em junho, o site da revista Quatro Rodas escreveu:
A frota policial mais requintada do mundo ganhou um novo carro. A Polícia de Dubai anunciou uma aquisição, mas que em nada lembra os carrões anunciados recentemente: trata-se de um Renaul Twizy. Simpático, claro, mas… cumpridor?

Vamos recordar: o carrinho elétrico em questão alcança a velocidade máxima de 75 km/h e tem autonomia de 97 km com uma carga completa. Não parece encorajador para ser utilizado em grandes perseguições, mas, quem sabe em áreas menores, não é?

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEmpresas francesasEstatais brasileirasItaipuRenaultServiçosVeículos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia