Mundo

Tudo aponta para um gesto louco do copiloto, diz premiê

"Tudo aponta para esse gesto inclassificável, criminoso, louco, suicida", disse o premiê francês Manuel Valls


	Andreas Lubitz: a procuradoria de Marselha revelou ontem que o copiloto provocou o acidente de forma aparentemente proposital
 (Reprodução/Facebook)

Andreas Lubitz: a procuradoria de Marselha revelou ontem que o copiloto provocou o acidente de forma aparentemente proposital (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2015 às 07h09.

Paris - O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou nesta sexta-feira que os primeiros dados da investigação fazem pensar que a causa da queda do avião da Germanwings está no comportamento "louco e incompreensível" do copiloto.

"É preciso esperar o final da investigação, embora ontem o procurador tenha dado elementos suficientes para que possamos pensar que esse gesto louco, incompreensível, horrível, esteja na origem do choque", declarou Valls em entrevista concedida à emissora "iTélé".

Após a análise da gravação sonora extraída de uma caixa-preta, a procuradoria de Marselha revelou ontem que o copiloto provocou o acidente de forma aparentemente proposital, depois que o comandante se ausentou da cabine.

O jovem, um alemão de 27 anos identificado como Andreas Lubitz, acionou o sistema de descenso, bloqueou a porta e não respondeu aos reiterados chamados do comandante e da torre de controle.

"Tudo aponta para esse gesto inclassificável, criminoso, louco, suicida. Como imaginar que um piloto em quem se tem toda a confiança (...) jogaria o avião contra a montanha após ter fechado a porta e impedindo a entrada do comandante?", lamentou Valls.

Lubitz trabalhava para a companhia aérea de baixo custo Germanwings, e, segundo o primeiro-ministro, corresponde a sua empresa matriz, a Lufthansa, apresentar a informação sobre a trajetória e o perfil psicológico deste copiloto, que acumulava uma experiência de 630 horas de voo. 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviaçãoAviõesEuropaFrançaPaíses ricosSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame