Mundo

Tsipras diz que trabalha pelo fim da austeridade na Europa

Alexis Tsipras, que recentemente venceu as eleições gregas com 36,34% dos votos, participou da entrevista depois do encontro que teve com premiê italiano

Tsipras: chefe do governo grego garantiu que se esforçará para combater corrupção (Remo Casilli/Reuters)

Tsipras: chefe do governo grego garantiu que se esforçará para combater corrupção (Remo Casilli/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 16h24.

Roma - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta terça-feira em Roma que seu governo está trabalhando para levar a Bruxelas um projeto econômico de aplicação a médio prazo, para conseguir uma mudança na Europa e pôr fim às políticas de austeridade.

"A Grécia está buscando alcançar esta mudança política necessária na Europa. Trabalhamos em um projeto econômico de aplicação a médio prazo, que incluirá as reformas necessárias para conseguir esta transformação. É preciso mudar a política europeia e pôr fim à austeridade. Não queremos que exista lacuna entre norte e sul, mas é preciso retomar os interesses iniciais da União Europeia e criar um futuro de esperança e dignidade", afirmou o líder do Syriza em entrevista coletiva junto com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi.

Tsipras, que recentemente venceu as eleições gregas com 36,34% dos votos, participou da entrevista depois do encontro que teve com Renzi.

O primeiro-ministro grego insistiu que as "más decisões políticas" prejudicaram toda uma geração, e inclusive levaram a emigração.

"Nossa geração foi objeto das más decisões políticas que foram tomadas, sofreu e se viu obrigada deixar o país. Para representá-la nas instituições europeias, temos que lutar para garantir um futuro melhor e a possibilidade de viver onde nasceu", disse Tsipras.

O chefe do governo grego garantiu que se esforçará para combater a corrupção em seu país.

"Até agora, na Grécia, os pobres pagaram a crise, e não os ricos. Queremos combater a corrupção. Esse será nosso primeiro compromisso com o povo grego e com as instituições europeias", destacou.

Após sua visita à Itália, Tsipras continuará amanhã apresentando seu programa econômico ao presidente da França, François Hollande, e ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoCrise econômicaCrise gregaEscândalosEuropaFraudesGréciaPiigs

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia