Mundo

Trump vira nas pesquisas e lidera intenções de voto na Flórida

O levantamento, elaborado pelo Remington Research Group, dá ao magnata nova-iorquino 48% das intenções de voto, mais que os 44% da rival democrata

Trump: a média de pesquisas feita pelo site Real Clear Politics situa Trump à frente por 0,5% (John Moore/Getty Images)

Trump: a média de pesquisas feita pelo site Real Clear Politics situa Trump à frente por 0,5% (John Moore/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 31 de outubro de 2016 às 17h12.

Última atualização em 31 de outubro de 2016 às 17h21.

Miami - O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu uma virada nas pesquisas na Flórida, estado no qual precisa vencer para ganhar as eleições do dia 8 de novembro, e agora lidera as intenções de voto locais por quatro pontos, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, elaborado pelo Remington Research Group, dá ao magnata nova-iorquino 48% das intenções de voto, mais que os 44% da rival democrata, Hillary Clinton.

Esta pesquisa, realizada no dia 30 de outubro com 989 eleitores, tem uma margem de erro de 3,1% e coincide com a divulgada no domingo pelo "The New York Times", que também dava ao republicano quatro pontos de vantagem sobre a ex-secretaria de Estado (46%-42%).

Desta forma, a média de pesquisas feita pelo site Real Clear Politics situa Trump à frente por 0,5%, quando no último dia 21 dava a Hillary Clinton uma vantagem de 4%, a maior distância que a ex-primeira dama já teve nos últimos quatro meses.

Trump não liderava as pesquisas neste site desde 25 de setembro, quando esteve 0,2% à frente, distância que nunca superou o 1,2% do dia 21 de junho.

Segundo a pesquisa de Remington, a distância de Trump sobre Hillary seria maior em Orlando (53%-35%) e Tampa (50%-41%), enquanto, no sul do estado, a democrata venceria em Miami (68%-29%) e West Palm Beach (50%-43%).

Entre os que estão registrados como eleitores independentes, 49% se mostrou favorável a Trump e 36% a Hillary, que neste fim de semana realizou vários atos de campanha no estado para garantir uma vitória que pode ser definitiva nas eleições.

Hillary, por outro lado, tem maior apoio entre as mulheres (49%-44%) e os hispânicos (53%-42%) e os negros (70%-22%), mas perderia entre os homens (52%-38%) e os eleitores brancos (56%-36%).

A candidata democrata retorna nesta terça-feira à Flórida, onde, a uma semana para as eleições, terá três atos de campanha.

No dia seguinte contará com o apoio do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e na quarta-feira o próprio presidente, Barack Obama, viajará para duas cidades para apoiar Hillary.

Trump fará um comício em Miami na quarta-feira, onde tentará obter um maior apoio do numeroso eleitorado latino da cidade e que pode definir o triunfo na Flórida.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpFlóridaHillary Clinton

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia