Mundo

Trump pede que China mantenha fronteira forte com Coreia do Norte

No twitter, Trump disse que a China deve manter a fronteira forte com a Coreia do Norte até o país assine acordo para encerrar seu programa nuclear

Trump: a reunião entre o presidente americano e o líder norte-coreano está marcada para o dia 12 de junho em Singapura (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: a reunião entre o presidente americano e o líder norte-coreano está marcada para o dia 12 de junho em Singapura (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de maio de 2018 às 11h29.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira à China que mantenha "uma fronteira forte e ferrenha" com a Coreia do Norte até que seja concretizado o compromisso de Pyongyang para que encerre seu programa nuclear.

"A China deve continuar com uma fronteira forte e ferrenha com a Coreia do Norte até que cheguemos a um acordo", disse Trump em seu conta no Twitter.

O líder afirmou que "recentemente a fronteira está mais porosa e mais coisas têm sido filtrada".

"Quero que isto ocorra, e que a Coreia do Norte seja MUITO bem-sucedida, mas só depois de assinar (um acordo)", ressaltou Trump.

As palavras de Trump foram ditas duas semanas antes da prevista reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un em Singapura, marcada para 12 de junho.

Em 9 de maio, o secretário de Estado, Mike Pompeo, se reuniu em Pyongyang com Kim e obteve a libertação de três cidadão americanos retidos na Coreia do Norte desde 2015, um gesto considerado de boa vontade no processo de aproximação entre ambos países.

Embora a Casa Branca tenha afirmado que os preparativos para o encontro continuam, na semana passada a Coreia do Norte sugeriu um possível cancelamento do encontro se os EUA exigirem uma desnuclearização "unilateral".

A reunião entre Kim e Trump seria a primeira entre os líderes dos Estados Unidos e a Coreia do Norte após quase 70 anos de confronto iniciada com a Guerra da Coreia (1950-1953) e mais de um quarto de século de fracassadas negociações.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unXi Jinping

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame