Mundo

Trump pede quadro de Van Gogh; ganha vaso sanitário de ouro

Trump pediu ao Museu Guggenheim que lhe emprestasse um quadro do pintor Vincent Van Gogh para decorar a Casa Branca

Obra "America", de Maurizio Cattelan: a diretora artística do museu, Nancy Spector, negou o pedido e disse que havia outra obra disponível (Brendan McDermid/Reuters)

Obra "America", de Maurizio Cattelan: a diretora artística do museu, Nancy Spector, negou o pedido e disse que havia outra obra disponível (Brendan McDermid/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 22h55.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Museu Guggenheim de Nova York que lhe emprestasse um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh para decorar a Casa Branca, mas a instituição negou o pedido e ofereceu ao republicano um vaso sanitário de ouro.

Segundo o jornal "The Washington Post", Trump tinha pedido o quadro "Landscape with Snow", que Van Gogh pintou em 1988. No entanto, a diretora artística do museu, Nancy Spector, negou o pedido e disse que havia outra obra disponível: um vaso sanitário de ouro com o título "América", que pretende ser uma sátira sobre o excesso de riqueza nos EUA.

O Museu Guggenheim exibiu o "América", obra do artista italiano Maurizio Cattelan, avaliado em mais de US$ 1 milhão, durante um ano em um banheiro público do quinto andar da instituição. Os visitantes podiam utilizar o vaso sanitário.

A exibição terminou, por isso a obra está disponível "se o presidente e a primeira-dama tiverem algum interesse em instalá-lo na Casa Branca", escreveu Spector em um e-mail obtido pelo "Post".

"É, certamente, extremamente valioso e frágil, mas forneceríamos todas as instruções para sua instalação e cuidado posterior", disse Spector, que afirmou que o autor da obra gostaria de oferecer o vaso sanitário à Casa Branca como um "empréstimo de longo prazo".

Acompanhe tudo sobre:ArteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)MuseusNova York

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia