Mundo

Trump negocia com Coreia do Norte libertação de três americanos

De acordo com o presidente dos EUA, há uma “chance de conseguir a libertação dos prisioneiros”

Trump: o presidente disse ainda que irá continuar pressionando o líder norte-coreano em prol de uma completa desnuclearização (Reuters/Reuters)

Trump: o presidente disse ainda que irá continuar pressionando o líder norte-coreano em prol de uma completa desnuclearização (Reuters/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de abril de 2018 às 08h31.

Última atualização em 19 de abril de 2018 às 08h31.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje (18) que está negociando a libertação de três norte-americanos que estão presos na Coreia do Norte.

A informação foi repassada à imprensa em uma entrevista coletiva, na Flórida, durante o encontro entre ele e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Trump afirmou que há uma “chance de conseguir a libertação dos prisioneiros”. Além disso, afirmou que irá continuar pressionando o líder norte-coreano em prol de uma completa desnuclearização do país.

Sobre o encontro que está sendo preparado por Washington e Pyongyang, Trump afirmou que espera ter uma “reunião muito bem-sucedida” com o líder norte-coreano Kim Jong-Un, “Se eu achar que o encontro pode não ser frutífero, não iremos”, afirmou.

Hoje pela manhã, ele havia confirmado um encontro entre o diretor da Central de Inteligência Americana (CIA), Mike Pompeo, e Kim Jong-Un na semana passada. O primeiro de alto nível entre os dois países em 18 anos.

Nessa terça-feira (17), o jornal Washington Post divulgou a informação obtida com um funcionário do governo Trump, de que Pompeo havia tido o encontro com Kim.

Hoje, Trump confirmou o encontro e na coletiva disse que Pompeo conversou com Kim Jong-Un sobre os três norte-americanos detidos.

A visita, caso ocorra, poderá ser realizada entre maio e junho, em local ainda não estabelecido. Mas Donald Trump fez questão de frisar que o encontro ainda não é uma garantia. Também existe a expectativa de que Coreia do Sul e Coreia do Norte possam restabelecer o diálogo em um eventual encontro entre Trump e Kim Jong-Un.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Prisões

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame