Mundo

Trump lidera pesquisa para disputa presidencial republicana

A pesquisa, da emissora "NBC" e o jornal "The Wall Street Journal", foi realizada de 6 a 9 de dezembro com 400 eleitores para as primárias republicanas


	Trump: "não estou buscando ser politicamente correto", disse o magnata
 (Jonathan Drake / Reuters)

Trump: "não estou buscando ser politicamente correto", disse o magnata (Jonathan Drake / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2015 às 14h16.

Washington - O magnata Donald Trump lidera uma nova pesquisa sobre a disputa presidencial republicana nos EUA divulgada no sábado com 27% de apoio, seguido dos senadores Ted Cruz (22%) e Marco Rubio (15%).

A pesquisa, da emissora "NBC" e o jornal "The Wall Street Journal", foi realizada de 6 a 9 de dezembro com 400 eleitores para as primárias republicanas.

Trump lançou sua polêmica proposta de vetar temporariamente a entrada nos EUA de todos os muçulmanos pela ameaça terrorista jihadista em 7 de dezembro.

A pesquisa, cuja margem de erro é de +/- 4,9 pontos percentuais, destaca que Trump recuperou o primeiro posto, ocupado na anterior pesquisa de final de outubro pelo neurocirurgião aposentado Ben Carson, mas também a forte ascensão de Cruz.

Cruz subiu 12 pontos com relação à anterior pesquisa, enquanto Rubio ganhou 4.

Enquanto isso, Carson aparece na quarta posição (11% de apoio), com 18 pontos a menos do que tinha na pesquisa de outubro.

Da mesma forma desde a apresentação de seu polêmico plano antimuçulmano na segunda-feira passada, Trump voltou hoje a defendê-lo em várias entrevistas televisivas.

"Não estou buscando ser politicamente correto (...) Nosso país tem um problema", argumentou Trump em declarações à "CNN" sobre sua proposta, surgida por causa das repercussões do massacre de 2 de dezembro em San Bernardino (Califórnia), cometido supostamente por dois supostos seguidores do Estado Islâmico (EI).

Por outro lado, outra pesquisa da "Fox" divulgada também hoje mostra que Cruz, senador pelo Texas de origem cubana, lidera as preferências dos prováveis eleitores de Iowa, que abrirão na temporada de primárias em fevereiro, com 28% de respaldo frente a 26% de Trump.

Na mesma linha, uma pesquisa da Bloomberg e o jornal "Des Moines Register" publicada no sábado apresenta Cruz com 31% de apoio entre os prováveis eleitores de Iowa, seguido de Trump (21%). 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleiçõesEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

O destino incerto da Venezuela e seus impactos para o Brasil

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Mais na Exame