Mundo

Trump ironiza "desastre" no caucus democrata de Iowa

Primárias do Partido Democrata em Iowa tiveram resultado adiado devido a inconsistências na apuração

Donald Trump: "Nada funciona, assim como eles administravam o país" (Yuri Gripas/Reuters)

Donald Trump: "Nada funciona, assim como eles administravam o país" (Yuri Gripas/Reuters)

A

AFP

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 11h19.

Última atualização em 4 de fevereiro de 2020 às 11h26.

São Paulo — O presidente americano Donald Trump ironizou nesta terça-feira o que chamou de "desastre sem atenuantes" das primárias democratas de Iowa, pontapé inicial da disputa do partido de oposição para designar seu rival nas eleições de novembro.

"Nada funciona, assim como eles administravam o país", escreveu o presidente no Twitter ante a demora da publicação dos resultados.

As primárias do Partido Democrata em Iowa tiveram resultado adiado devido a inconsistências na apuração. Chamado de Caucus, a escolha do candidato democrata no estado é curiosa.

No caucus democrata, plaquinhas com os nomes dos concorrentes são espalhadas pelo local da votação e então os eleitores se distribuem próximos delas, de acordo com a sua preferência.

Candidatos que registrarem menos de 15% dos votos são eliminados, mas a votação continua, de modo que os eleitores dos derrotados podem seguir participando, se distribuindo entre os remanescentes

Iowa, um pequeno estado rural onde começa a temporada eleitoral nos Estados Unidos desde a década de 1970, é visto como um termômetro no demorado processo de meses para determinar quem disputará a eleição contra o presidente republicano Donald Trump em 3 de novembro.

Em referência ao fato de que venceu o caucus do Partido Republicano no estado do Meio-Oeste americano, o presidente destacou que "a única pessoa que pode reivindicar uma grande vitória em Iowa na noite passada é 'Trump'".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Califórnia mantém motoristas de Uber e Lyft sem vínculo trabalhista

Maduro encerra campanha eleitoral apelidado de 'meu galo pinto' e culpa oposição por crise do país

A dois dias das eleições, Venezuela encerra campanha que pode tirar Maduro do poder após 11 anos

Aeroporto na França é evacuado e fechado após alerta de bomba no dia da abertura das Olimpíadas

Mais na Exame