Trump diz que vai liberar transcrição de outra ligação com líder ucraniano
Nesta quarta-feira, a Casa Branca já havia divulgado áudios de telefonema do magnata americano com o presidente da Ucrânia
Estadão Conteúdo
Publicado em 25 de setembro de 2019 às 18h42.
Última atualização em 25 de setembro de 2019 às 18h43.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , informou nesta quarta-feira, 25, que liberará a transcrição do primeiro telefonema que teve com o presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelensky. Mais cedo, a Casa Branca liberou a transcrição de um telefonema entre os líderes, durante o qual Trump pediu que o colega orientasse autoridades locais a investigar negócios do ex-vice-presidente Joe Biden e de um filho deste no país europeu.
Trump disse que divulgará o material sobre a primeira conversa telefônica "se é importante para vocês" e também que pode ser publicada a transcrição de telefonemas do vice-presidente americano, Mike Pence, com Zelensky. Segundo ele, não há irregularidade alguma nesses contatos.
O presidente americano também voltou a falar sobre a possibilidade de um acordo comercial com a China. Ele afirmou que a situação no país asiático "tem sido muito pior do que eles [chineses] imaginavam", por isso Pequim deseja um acordo. Trump comentou que há vários diálogos bilaterais ocorrendo, com "boas conversas". Além disso, informou que a China começa a comprar mais produtos agropecuários dos EUA, como carne de boi e de porco.
Uma jornalista venezuelana presente questionou o presidente sobre o quadro no país governado por Nicolás Maduro. Trump disse que sua administração "observa atentamente" a situação, inclusive eventuais tentativas de influência de terceiros países mas não entrou em detalhes sobre eventuais medidas diante do quadro.