Tropas russas continuam chegando em massa à Crimeia

Militares russos continuam chegando em massa à Crimeia, violando os acordos internacionais, denunciaram guardas fronteiriços ucranianos

Kiev - Os militares russos continuam chegando em massa à Crimeia, violando os acordos internacionais, denunciaram nesta segunda-feira os guardas fronteiriços ucranianos.

Nas últimas 24 horas, dez helicópteros de combate e oito aviões de transporte russos aterrissaram na Crimeia, sem que a Ucrânia fosse avisada, contrariando o que preveem os acordos entre os dois países, indicaram as fontes.

O acordo sobre o estatuto da frota do Mar Negro russo, com base na Crimeia, estipula que o governo da Ucrânia deve ser informado com 72 horas de antecedência sobre qualquer movimento de tropas russas.

Desde o dia 1 de março, quatro navios de guerra russos da frota do Báltico também entraram no porto de Sebastopol, segundo a mesma fonte.

Nos últimos dias, soldados não identificados, que atuam em nome das autoridades pró-russas locais, tomaram o controle de uma parte da Crimeia, e atacaram soldados ucranianos em seus quartéis.

A Crimeia foi conquistada pela Rússia no fim do século XVIII. No seio da União Soviética pertenceu à Rússia, antes de passar à Ucrânia em 1954.

A Rússia já aumentou em 6.000 soldados sua presença na Crimeia, segundo o ministério ucraniano da Defesa.

E no sábado o Parlamento russo autorizou o presidente Vladimir Putin a empregar suas Forças Armadas na Ucrânia.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.