Mundo

Tribunal do Bahrein dissolve conselho xiita

Por meio de nota, o principal grupo xiita de oposição, Al-Wefaq, qualificou o veredicto de hoje como uma "declaração de guerra" à comunidade xiita do Bahrein


	Xiitas rezam: há três anos, integrantes da comunidade xiita protestam para reivindicar mais direitos e liberdades civis e afirmam ser discriminados pela monarquia sunita
 (Ali al-Saadi/AFP)

Xiitas rezam: há três anos, integrantes da comunidade xiita protestam para reivindicar mais direitos e liberdades civis e afirmam ser discriminados pela monarquia sunita (Ali al-Saadi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 14h10.

Manama - Um tribunal do Bahrein dissolveu o Conselho Islâmico Olamaa, que reúne importantes clérigos xiitas do país.

A denúncia sobre a dissolução do conselho partiu do Al-Wefaq principal grupo xiita, de oposição. Não houve confirmação oficial até o momento.

Por meio de nota, o Al-Wefaq qualificou o veredicto de hoje como uma "declaração de guerra" à comunidade xiita do Bahrein.

Há três anos, integrantes da comunidade xiita protestam sistematicamente para reivindicar mais direitos e liberdades civis e afirmam ser discriminados pela monarquia sunita.

Os xiitas representam a maioria da população do Bahrein, mas o país é controlado por uma minoria sunita. A repressão aos protestos ordenada pelo governo resultou na morte de dezenas de pessoas ao longo dos últimos anos.

A pequena nação insular situada no Golfo Pérsico tem grande importância geopolítica. O Bahrein sedia a Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:BahreinIslamismoOposição políticaPolíticaReligiãoSunitasXiitas

Mais de Mundo

China apresenta exército de cães robôs equipados com metralhadoras; veja o vídeo

Estoque de urânio do Irã preocupa comunidade internacional

África do Sul se prepara para eleições legislativas cruciais

Quais países reconhecem o Estado palestino?

Mais na Exame