Toyota fecha fábricas no Japão até segunda-feira devido ao tufão Shanshan
Outras fabricantes de automóveis também fecharam suas fábricas por motivos de segurança
Agência de Notícias
Publicado em 30 de agosto de 2024 às 10h30.
A montadora de automóveis Toyota Motor anunciou nesta sexta-feira queprorrogará até 2 de setembro o fechamento de todas as suas fábricas no Japão devido ao impacto dotufão Shanshan, que também alterou as operações de outros fabricantes japoneses neste e em outros setores.
A Toyota tinha anunciado na quarta-feira, 28, a suspensão dos trabalhos em suas 14 fábricas nacionais devido à chegada do tufão, tendo posteriormente decidido prolongar esta medida até hoje e agora até a próxima segunda.
A fabricante japonesa ainda não detalhou o efeito que esta medida terá no seu volume de produção.
Outros fabricantes de automóveis, como a Mazda Motor, também anunciaram o fechamento de várias de suas fábricas entre quinta e sexta-feira por razões de segurança.
Medidas semelhantes foram tomadas pela produtora de câmaras e dispositivos de imagem Canon e pelo conglomerado tecnológico Hitachi, enquanto a Aeon, um dos principais grupos retalhistas do país, optou por reduzir o horário de funcionamento em Kyushu, no sudoeste do país.
O tufão Shanshan, considerado um dos mais fortes até o momento a atingir o Japão, chegou ao sudoeste do país na véspera e continua hoje se deslocando para o leste através do extremo sudoeste do arquipélago.
A frente está provocando chuvas torrenciais, ventos com força de furacão e tempestades em grande parte da metade ocidental e central do país, incluindoTóquio e províncias vizinhas, e também causou graves perturbações na rede de transportes.
As duas principais companhias aéreas japonesas, JAL e ANA, cancelaram hoje cerca de 600 voos domésticos, enquanto grandes trechos da rede ferroviária do trem-bala ‘shinkansen’ e outras linhas regionais e locais, bem como trechos de autoestradas nacionais, foram fechados devido ao fenômeno meteorológico.