Mundo

Todos os corpos do voo Rio-Paris devem ser resgatados

Polícia militar francesa e Ministério da Defesa brasileiro anunciaram decisão

Aparelho submarino utilizado no resgate das vítimas do voo da Air France (AFP)

Aparelho submarino utilizado no resgate das vítimas do voo da Air France (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2011 às 20h50.

São Paulo - A polícia militar francesa anunciou nesta sexta-feira, em Paris, que vai aumentar os esforços para resgatar todos os corpos das vítimas do voo AF 447, acidentado no oceano Atlântico em 2009, com 228 pessoas a bordo. O ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, confirmou que todos os corpos encontrados nesta nova fase de resgate serão retirados do oceano. Segundo Jobim, o Brasil está acompanhando de perto a operação.

A opção por trazer os passageiros e tripulantes à superfície foi tomada depois que um segundo corpo de vítima do acidente com o voo Rio-Paris da Air France foi resgatado. A operação inédita, destinada a recuperar os corpos das vítimas, foi iniciada na quarta-feira.

"Após a retirada de um corpo ontem, quinta-feira, os restos de uma outra vítima do voo AF447 foram levados ao navio encarregado das operações, na manhã desta sexta-feira", disseram as fontes militares, por meio de um comunicado. "Os especialistas do Instituto de Pesquisa Criminal Militar (IRCGN), presentes a bordo, estudam se será possível determinar a identificação do corpo pelos testes de DNA".

Se os resultados dos exames de DNA forem positivos, a tendência é que o número de policiais que trabalham na operação também aumente. Jobim afirmou que a investigação das causas da tragédia cabe ao governo francês, mas todos os países envolvidos estão a par das novidades.

Os dois registradores de voo (caixas-pretas) do Airbus A330 da Air France, cruciais para determinar as causas desta tragédia, foram retirados do fundo do oceano no domingo e na segunda-feira. Os destroços do aparelho foram localizados, no início de abril, a 3.900 metros de profundidade.

O avião transportava, além da tripulação da Air France, 216 passageiros de 32 nacionalidades, entre eles 73 franceses, 58 brasileiros e 26 alemães.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAviaçãoDados de BrasilEuropaFrançaPaíses ricosSetor de transporte

Mais de Mundo

Em evento tenso, Trump tenta se aproximar de eleitores negros em Chicago

Trump questiona identidade de Kamala Harris: ‘nem sabia que ela era negra’

Morte de chefe do Hamas é 'flagrante desrespeito' à integridade territorial do Irã, diz Itamaraty

Corpo de comandante do Hezbollah que orquestrou ataque ao Golã é achado após bombardeio israelense

Mais na Exame