Terremoto de magnitude 5 sacode o sudoeste do Japão

Nenhum alerta de tsunami foi emitido

Tóquio - Um terremoto de uma magnitude cinco na escala Richter foi registrado nesta sexta-feira na região de Tokushima, no sudoeste do Japão, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido, informaram as autoridades japonesas.

A Agência Meteorológica do Japão reportou que o terremoto aconteceu às 10h25 locais (23h25 de Brasília de quinta-feira) com seu epicentro perto da cidade litorânea de Mugi, a cerca de 600 quilômetros ao sul de Tóquio e a dez quilômetros de profundidade.

O terremoto alcançou uma intensidade superior a cinco na escala japonesa, que vai até sete e se concentra mais nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor.

As autoridades locais estão analisando os possíveis danos, mas, a princípio, não ocorreram incidentes de destaque, nem interrupções nos aeroportos da região, segundo a emissora de televisão "NHK".

O Japão faz parte do chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir aos tremores. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.