Terremoto 4,7 graus de magnitude sacode noroeste da Venezuela

Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos, detalhou a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas

Caracas - Um terremoto de 4,7 graus de magnitude na escala Richter foi registrado nesta sexta-feira no estado venezuelano de Falcón, e até o momento não há informações sobre vítimas ou danos, detalhou a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis).

A Funivis localizou o epicentro do tremor às 9h46 (horário local, 10h46 de Brasília) 37 quilômetros ao leste da cidade de Cabo San Román, com uma profundidade de 15,9 quilômetros, e o fenômeno foi "amplamente sentido na região centro-ocidental da Venezuela".

A presidente da Funvisis, Aura Fernández, pediu "calma perante fatos desta natureza, já que são normais na Venezuela".

A região de maior atividade sísmica no país corresponde a uma faixa de cerca de 100 quilômetros de extensão definida entre as cadeias de montanhas dos Andes, a Cordilheira Central e a Cordilheira Oriental.

Nestas zonas ficam os principais sistemas de falhas (Boconó, San Sebastián e El Pilar) derivadas do choque entre a placa do Caribe e a placa Sul-Americana.

O maior terremoto registrado pela Funvisis nos últimos anos ocorreu no dia 11 de outubro de 2013, perto de Guiria, no estado Sucre (nordeste), com 5,6 graus de magnitude na escala Richter.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.