Mundo

Tempo seco deixa cidade de São Paulo em estado de alerta

Segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar em São Paulo ficará abaixo de 20%, a exemplo do que aconteceu no começo da semana


	São Paulo: a baixa umidade durante toda a semana já tem aumentado a procura de pacientes com doenças respiratórias nos prontos-socorros
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

São Paulo: a baixa umidade durante toda a semana já tem aumentado a procura de pacientes com doenças respiratórias nos prontos-socorros (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2013 às 11h14.

São Paulo - A capital paulista deve entrar novamente em estado de alerta nesta sexta-feira à tarde por causa do tempo seco. Segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar em São Paulo ficará abaixo de 20%, a exemplo do que aconteceu no começo da semana. A previsão é de que o clima se mantenha assim até domingo, 4.

Na quinta-feira, 1, o índice mínimo registrado foi de 23%, o que manteve a cidade em estado de atenção. Apesar de baixo, foi superior aos dois dias anteriores, quando a mínima verificada chegou a 14%, próxima da marca que caracteriza estado de emergência (abaixo de 12%).

A baixa umidade durante toda a semana já tem aumentado a procura de pacientes com doenças respiratórias nos prontos-socorros. De acordo com Clystenes Odyr Silva, pneumologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nesta época do ano o número de atendimentos nos hospitais costuma crescer até 30%.

“Essa característica do clima, com o ar frio, seco e poluído, é uma ‘trinca maldita’ para quem tem doença respiratória. E quem não tem acaba se desidratando”, afirma. Segundo o especialista, 10% da população tem asma ou rinite, problemas que são agravados nessas condições climáticas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices abaixo de 60% de umidade do ar não são adequados para a saúde. Abaixo de 20%, as recomendações principais são evitar exercício físico ao ar livre entre 10h e 16h e beber bastante água. “Em dias ensolarados, muitas pessoas aproveitam para fazer exercício, o que pode ser prejudicial”, orienta Silva.

O alerta serve para o fim de semana. “Nos próximos dias, o tempo vai continuar ensolarado, quente e seco, com a umidade perto ou pouco abaixo de 20%.

Teremos um pouco mais de vento a partir da tarde de domingo e a umidade pode subir, mas ainda deve ficar em 30%”, diz Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo. Segundo ele, o ar seco é consequência da massa polar que passou pelo País nas últimas semanas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasClimaMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico