Mundo

Tempestade afetará arquipélago dos Açores nos próximos dias

Foi emitido um alerta de tempestade tropical para as ilhas de Flores e Corvo, ao noroeste de Açores, para as próximas 48 horas


	Tempestade Nadine: esta é a 14ª tempestade tropical da temporada de furacões na Bacia do Atlântico
 (Ho/AFP)

Tempestade Nadine: esta é a 14ª tempestade tropical da temporada de furacões na Bacia do Atlântico (Ho/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 11h19.

Miami - A tempestade "Nadine" avança pelo Oceano Atlântico com ventos máximos sustentados de 95km/h e deve afetar áreas do arquipélago português dos Açores nos próximos dois dias, informou nesta terça-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

"Nadine" é a 14ª tempestade tropical da temporada de furacões na Bacia do Atlântico e se movimenta em direção ao nordeste com uma velocidade de 13km/h. Espera-se que a tempestade mantenha essa trajetória e gire na quarta-feira rumo ao norte-nordeste.

Foi emitido um alerta de tempestade tropical para as ilhas de Flores e Corvo, ao noroeste de Açores, para as próximas 48 horas.

O furacão "Nadine" foi rebaixado para a categoria de tempestade tropical na segunda-feira e é esperado que mude de intensidade nos próximos dois dias, informou o NHC em boletim divulgado às 9h (horário de Brasília).

O NHC detalhou que "Nadine" se encontra a 685 km dos Açores e espera-se que a "tempestade tropical comece a afetar a ilha nas próximas 24 horas".

Desde que a temporada de furacões na Bacia do Atlântico começou, no dia 1º de julho, já foram formadas 14 tempestades tropicais. Deste número, oito se converteram em furacões. A temporada se estende até o dia 30 de novembro.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) previu uma temporada muita ativa, com a formação de 12 a 17 tempestades tropicais, das quais entre cinco e oito poderiam se transformar em furacões. Deste número, duas ou três poderiam alcançar as categorias 3, 4 e 5 - as de maiores intensidades na escala Saffir-Simpson. 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEuropaFuracõesMeio ambientePiigsPortugal

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia