Mundo

Talibãs libertam 21 sequestrados no Afeganistão

Dezenas de talibãs interceptaram um ônibus e três caminhões e capturaram os 50 ocupantes, entre eles vários membros das forças de segurança


	Talibã: "Recebemos a informação de que libertaram 21 dos passageiros sequestrados"
 (Noorullah Shirzada / AFP)

Talibã: "Recebemos a informação de que libertaram 21 dos passageiros sequestrados" (Noorullah Shirzada / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 14h53.

Cabul - Os talibãs libertaram 21 pessoas que estavam sequestradas desde a madrugada desta terça-feira na província de Helmand, no sul do Afeganistão, mas ainda mantêm retidos seis de um grupo original de mais de 50 reféns, informou uma fonte oficial.

"Recebemos a informação de que libertaram 21 dos passageiros sequestrados, que ainda não chegaram à área sob o nosso controle", disse o chefe do distrito de Grishk, onde ocorreu o incidente, Muhammad Ismail.

O sequestro aconteceu por volta das 4h locais (20h30 de segunda-feira em Brasília), quando dezenas de talibãs interceptaram um ônibus e três caminhões e capturaram os 50 ocupantes, entre eles vários membros das forças de segurança.

As autoridades resgataram pouco depois 30 mulheres e idosos, mas outros 27 continuavam em poder dos insurgentes.

O porta-voz talibã Zabiullah Mujahid confirmou em sua conta no Twitter a libertação de uma segunda remessa de reféns, que foram soltos após serem submetidos a uma "investigação". "Seis pessoas com documentos continuam em cativeiro", afirmou Mujahid.

Antes, a formação insurgente havia dito que os últimos 27 sequestrados tinham "vínculos com os órgãos de segurança da Administração de Cabul" e que tinham sido levados "para uma região segura para serem investigados".

Os talibãs aumentaram nos últimos meses os sequestros de passageiros nas inseguras estradas do país e habitualmente buscam membros das forças de segurança nos ônibus.

Três desses incidentes ocorreram no mês passado, os três no norte do país, com um total de 270 sequestrados. No fato mais recente, no dia 8 de junho, em Kunduz, cerca de 47 pessoas foram sequestradas pelos talibãs, das quais 5 continuam em seu poder, segundo a polícia.

As forças de segurança mantêm uma operação na região onde aconteceu o sequestro e várias localidades ficaram livres de insurgentes, segundo as autoridades.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaSequestrosTalibã

Mais de Mundo

França utiliza todos os recursos para bloquear acordo UE-Mercosul, diz ministro

Por que a economia da Índia se mantém firme em meio a riscos globais?

Banco Central da Argentina coloca cédula de 20 mil pesos em circulação

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores