Mundo

Suíça lidera ranking mundial de eficiência energética

Suíça e vários países da Europa lideram ranking mundial de eficiência energética, elaborado pelo Conselho Mundial de Energia (WEC)

Usina nuclear de Leibstadt, norte da Suíça: Suíça, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Espanha são os únicos cinco países que receberam a nota AAA, segundo relatório (Fabrice Coffrini/AFP)

Usina nuclear de Leibstadt, norte da Suíça: Suíça, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Espanha são os únicos cinco países que receberam a nota AAA, segundo relatório (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 10h35.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - Suíça e vários países da Europa, entre eles a Espanha, lideram o ranking mundial de eficiência energética, acesso aos recursos naturais e sustentabilidade ambiental, elaborado pelo Conselho Mundial de Energia (WEC, na sigla em inglês).

Suíça, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Espanha são os únicos cinco países que receberam a nota AAA, segundo o relatório do WEC, uma organização não governamental com sede em Londres, dedicada à questão energética por quase um século.

Os países avaliados foram classificados com letras por seu desempenho em três categorias: como conseguem seu abastecimento de energia, o quão acessível a energia é para a população e quanto de sua energia provém de fontes renováveis de baixa emissão de CO2.

O país latino-americano mais bem colocado foi a Costa Rica (ABB, 21º na lista), e o pior, a Nicarágua (DDD, 113º). O Brasil, que obteve a nota ABC, ficou na 34ª posição, atrás da Colômbia (AAC, 24º) e da Argentina (ABB, 26º).

Os Estados Unidos, que ocuparam o 15º lugar, obtiveram dois A por segurança e abastecimento de energia, mas C em termos de respeito ao meio ambiente, enquanto a China, com ADD, situou-se na 78ª posição, falhando no cuidado com o meio ambiente e no acesso à energia para todos.

O último do ranking foi o Zimbábue (DDD, 129º).

O relatório se baseou em entrevistas com mais de 50 funcionários de governo, bancos de desenvolvimento e especialistas internacionais de mais de 25 países, disse o WEC.

Estrategistas políticos entrevistados para o relatório pediram o desenvolvimento de mais políticas de energia e instaram a indústria energética a ajudar os países desenvolvidos a avançar para uma geração de energia sustentável.

O relatório foi divulgado três semanas antes do Congresso Mundial de Energia do WEC, que será realizado em outubro em Daegu, Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaPiigsSuíçaSustentabilidadeEnergia renovávelEspanha

Mais de Mundo

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia de câncer e diz que retomará atividades gradualmente

O que está acontecendo na França? Protestos terminam em saques e 1.800 prisões

Disputa por poder na Casa Branca se intensifica diante de possível derrota de Trump nas 'midterms'

Alta do custo de vida leva centenas de milhares às ruas da França em onda de protestos