Sucessor de Cameron; Emails de Hillary…

Chegamos a Júpiter

Cinco anos após sair da Terra, o ônibus espacial Juno chegou nesta terça-feira à órbita de Júpiter, maior planeta do Sistema Solar. Destinada a investigar a origem dos planetas, a empreitada da Nasa custou 1,1 bilhão de dólares e vai procurar informações como a existência de água em Júpiter. Desde que saiu da Flórida, Juno viajou incríveis 2,7 bilhões de quilômetros.

 

FBI: Hillary foi “extremamente descuidada”

Para o FBI, agência de investigação americana, a atitude de Hillary Clinton de usar seu e-mail pessoal enquanto exercia o cargo de secretária de Estado foi “extremamente descuidada”, mas não chegou a configurar um crime. Em pronunciamento nesta terça-feira, o diretor da instituição, James Comey, afirmou que a presidenciável democrata enviou e recebeu mais de 100 mensagens de conteúdo sigiloso usando sua conta privada. Apesar de livrar Hillary de um possível processo, as duras declarações de Corney podem abalar a candidatura da democrata – nesta terça, ela fez campanha ao lado do presidente Barack Obama.

Fundos congelados

Temendo os impactos da saída do Brexit no mercado de imóveis, três grandes fundos imobiliários suspenderam seus negócios no Reino Unido. O último deles foi a gestora de ativos M&G, que paralisou um fundo imobiliário de 4,4 bilhões de libras, alegando a “proteção dos acionistas” após a saída dos britânicos da União Europeia. Dessa forma, os investimentos realizados até o meio-dia de segunda-feira 4 não serão processados, e a decisão será revista a cada 28 dias. Mais cedo nesta terça, a Aviva, maior seguradora do Reino Unido, congelou seu fundo de 1,8 bilhões de libras, enquanto no dia anterior, a Standard Life bloqueou acessos a 2,9 bilhões de libras. Depois destes anúncios, a libra atingiu seu nível mais baixo em 31 anos, cotada a 1,30 dólares.

Mais socorro pós-Brexit

Ainda tentando amenizar as dificuldades financeiras do país, o Banco da Inglaterra anunciou nesta terça-feira a injeção de 150 bilhões de libras no mercado. Essa é a segunda ação do tipo tomada pela instituição desde o Brexit – há uma semana, a instituição já havia liberado 250 bilhões de libras, além de assinalar a alta probabilidade de uma diminuição na taxa de juros do país, atualmente em 0,5%. Em seu pronunciamento, o presidente do banco, George Osborne, afirmou que manter a estabilidade financeira do Reino Unido é “desafiador”.

O sucessor de Cameron

Enquanto o mercado se movimenta, na política, candidatos à sucessão do primeiro-ministro David Cameron avançam na disputa pela liderança do Partido Conservador. Nesta terça, a ministra do Interior Theresa May venceu a primeira rodada de votações, obtendo o apoio de 165 dos 330 deputados da legenda. May – que apoiou de forma tímida a saída britânica da União Europeia – concorre agora com mais três candidatos: a ministra da Energia, Andrea Leadsom (que obteve 66 votos), o ministro da Justiça, Michael Gove (48 votos) e o secretário de Estado para a Aposentadoria, Stephen Crabb (34 votos). Candidato menos votado nesta primeira fase, Liam Fox foi eliminado da disputa e é provável que, agora, ele apoie a candidatura de May.

Mercosul e a Venezuela

Em dia que marca o aniversário de 205 anos da independência da Venezuela, o Mercosul anunciou que os ministros das Relações Exteriores de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai se reunirão na próxima segunda-feira 11 para discutir se os venezuelanos assumirão ou não a presidência temporária do bloco – o que, em tese, deveria acontecer na semana que vem. Também nesta terça, o secretário de Estado americano, John Kerry, divulgou mensagem em que parabenizou os venezuelanos pelo aniversário de independência e voltou a pedir um diálogo nacional para tirar o país da crise.

Bilhões em petróleo no Cazaquistão

As petroleiras Chevron e Exxon Mobil anunciaram nesta terça-feira um investimento de 37 bilhões de dólares na expansão do campo de Tengiz, maior jazida de gás e petróleo do Cazaquistão. Além da Chevron (com 50% das ações) e da Exxon (com 25%), também participam do consórcio uma empresa russa e uma cazaque. Uma companhia batizada de TCO será criada para a exploração, e a expectativa é que a produção passe de 260.000 para 850.000 barris por dia após a finalização do projeto. Esse é um dos maiores aportes empregados no setor petrolífero desde as sucessivas quedas no preço do produto, iniciadas há dois anos.

Referendo  na Hungria

A Hungria anunciou nesta terça que fará um referendo em outubro para decidir se aceita ou não os planos da União Europeia de realocar 160.000 refugiados entre os 28 países do bloco – os húngaros deveriam receber uma cota de… 1.294 pessoas. A medida foi aprovada numa votação entre os membros da UE em setembro e contraria fortemente as posições do governo ultraconservador do primeiro-ministro Viktor Orban. O chanceler afirmou que o bloco europeu não tem o direito de “redesenhar a identidade religiosa e cultural da Europa”, e que o plano de realocação dos refugiados viola a soberania nacional de Budapeste e pode trazer “terroristas” para o país.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.