Mundo

Sobe para 96 o número de mortos por terremoto em Taiwan

Na cidade de Tainan, a mais afetada pelo terremoto, as equipes de resgate continuaram com seu trabalho, embora sem tirar sobreviventes dos escombros


	Taiwan: a pesquisa sobre os possíveis defeitos de construção no edifício acidentado seguem seu curso
 (Tyrone Siu / Reuters)

Taiwan: a pesquisa sobre os possíveis defeitos de construção no edifício acidentado seguem seu curso (Tyrone Siu / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2016 às 09h29.

Taipé - O Serviço Nacional de Emergências de Taiwan elevou nesta sexta-feira para 96 o número oficial de mortos pelo terremoto de 6,4 graus na escala Richter que atingiu no sábado o sul da ilha, enquanto o número de desaparecidos caiu para 28.

Na cidade de Tainan, a mais afetada pelo terremoto, as equipes de resgate continuaram com seu trabalho, embora sem tirar sobreviventes de entre os escombros do edifício Weiguan Jinlong (Dragão Dorado), que caiu na quarta-feira.

Desde quinta-feira, o número de mortos aumentou sensivelmente depois que foram recuperados mais de 30 corpos, todos eles nesse edifício, transformado em epicentro da tragédia porque ali estavam 94 dos 96 falecidos.

O presidente taiuanês interino, Ma Ying-jeou, e a presidente eleita, Tsai Ing-wen, participaram hoje da cerimônia em memória das vítimas do terremoto, na qual prestaram homenagem aos mortos e expressaram suas condolências a seus parentes.

Também o prefeito de Tainan, William Lai, agradeceu hoje em sua página do Facebook as condolências enviadas à cidade pelo papa Francisco, por causa do terremoto que derrubou pelo menos 10 edifícios na cidade, quando era preparada a celebração do Ano Novo Lunar.

A pesquisa sobre os possíveis defeitos de construção no edifício acidentado seguem seu curso.

A promotoria de Tainan deteve na quarta-feira três executivos da construtora responsável por um dos edifícios, aos quais acusou de homicídio por negligência profissional, e congelou seus bens e ativos.

No domingo, foram encontradas latas vazias e espuma de poliestireno nos pilares do edifício, o que levantou suspeitas de possíveis deficiências em sua construção.

Posteriormente, os investigadores da Promotoria também descobriram que tinham sido eliminados, possivelmente depois da construção, pilares nos primeiros andares do edifício para ampliar o espaço livre.

O terremoto de 6,4 graus de magnitude teve seu epicentro na aldeia de Meinung, no sul de Taiwan e a 16,7 quilômetros de profundidade, e sacudiu o sul da ilha, segundo o Serviço Meteorológico Central.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisMortesTaiwanTerremotos

Mais de Mundo

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

Mais na Exame