Mundo

Síria diz que começou a retirar tropas em três regiões

A informação contradiz as versões dadas nas últimas horas pelo governo americano e a oposição síria

Imagem de vídeo mostra o avanço de tanque do Exército sírio em Saqba: mediadores da ONU chegarão nesta quinta-feira a Damasco
 (Youtube/AFP)

Imagem de vídeo mostra o avanço de tanque do Exército sírio em Saqba: mediadores da ONU chegarão nesta quinta-feira a Damasco (Youtube/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2012 às 08h51.

Genebra - O governo da Síria informou nesta quinta-feira ao enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, que deu início à retirada de suas tropas militares em três regiões do país: Deraa, Idlib e Zabadani.

'Temos informação do governo sírio de que já começou a retirar tropas de algumas áreas, e estamos no processo de verificação', disse em entrevista coletiva em Genebra o porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi.

A informação contradiz as versões dadas nas últimas horas pelo governo americano e a oposição síria, que asseguraram que não houve movimento de tropas.

O porta-voz de Annan se pronunciou à imprensa poucas horas antes de o ex-secretário-geral da ONU, que está em Genebra, discursar perante o Conselho de Segurança por meio de videoconferência para informar sobre sua tarefa de mediação com a Síria para uma encontrar uma saída pacífica ao conflito que causou milhares de mortes desde março de 2011.

Fawzi falou sobre a chegada - marcada para hoje - a Damasco da primeira equipe da ONU que debaterá com as autoridades do regime de Bashar al Assad o futuro eventual desdobramento de uma missão militar de supervisão e acompanhamento para aplicar um plano de paz.

A equipe é dirigida pelo general norueguês Robert Mood, com quem Annan se reuniu ontem em Genebra. EFE

Acompanhe tudo sobre:ONUSíriaViolência urbana

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame