Mundo

Seul suspeita de relação entre Coreia do Norte e Síria

Coreia do Sul suspeita de negociação de armas químicas entre Pyongyang e Damasco

Norte-coreanos erguem bandeiras em desfile militar: "pensamos que existe relação entre a Coreia do Norte e a Síria pelas armas químicas", disse ministério sul-coreano (Ed Jones/AFP)

Norte-coreanos erguem bandeiras em desfile militar: "pensamos que existe relação entre a Coreia do Norte e a Síria pelas armas químicas", disse ministério sul-coreano (Ed Jones/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 09h12.

Seul - O ministério sul-coreano da Defesa pediu nesta quinta-feira à comunidade internacional que preste atenção ao arsenal químico da Coreia do Norte e sugeriu que Damasco e Pyongyang podem ter negociado este tipo de armas.

"Pensamos que existe uma relação entre a Coreia do Norte e a Síria pelas armas químicas", declarou Kim Min-Seok, porta-voz do ministério.

O regime sírio é suspeito de ter atacado em 21 de agosto, com armas químicas, zonas periféricas de Damasco controladas pelos rebeldes, o que teria provocado centenas de mortos.

Qualquer prova que demonstrasse a relação entre a Coreia do Norte e os ataques na Síria isolaria ainda mais Pyongyang, que está proibida pela ONU de comercializar armamento após seus testes nucleares e balísticos.

Em várias ocasiões foi mencionada a suspeita de que Pyongyang e Damasco negociavam armas químicas.

Seul interceptou em 2009 um carregamento de equipamentos de proteção em um navio nas proximidades do porto sul-coreano de Busan, disse o porta-voz.

Em novembro de 2009, as autoridades gregas apreenderam quase 14.000 trajes de proteção contra armas químicas em um barco norte-coreano que poderia estar em viagem para a Síria, informaram dois anos depois diplomatas da ONU.

O jornal japonês Sankei Shimbun informou em agosto que a Coreia do Norte tentou exportar máscaras de gás para a Síria recentemente. Com base em informações repassadas pelos Estados Unidos, a Turquia interceptou um navio que transportava fuzis, pistolas, munições e máscaras máscaras de gás.

Segundo o porta-voz do ministério, a Coreia do Norte teria um arsenal de 5.000 toneladas de armamento químico.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulNegociaçõesONUSíria

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame