Mundo

Sérvia estima entrada diária de até 3 mil refugiados no país

Perante a situação, o governo pedirá doações à União Europeia e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, assim como a Estados Unidos, Alemanha e Rússia


	Refugiados da Síria perto da cidade de Presevo, na Sérvia: Apesar de ser um número que nós podemos enfrentar, a Sérvia não pode lidar com esse peso sozinha"
 (Reuters / Marko Djurica)

Refugiados da Síria perto da cidade de Presevo, na Sérvia: Apesar de ser um número que nós podemos enfrentar, a Sérvia não pode lidar com esse peso sozinha" (Reuters / Marko Djurica)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2015 às 10h58.

Zagreb - A Sérvia alertou nesta segunda-feira que de 2 mil a 3 mil refugiados entrarão diariamente no país dentro das próximas seis ou oito semanas.

"Apesar de ser um número que nós podemos enfrentar, a Sérvia não pode lidar com esse peso sozinha", disse o comissário para refugiados e migrações da Sérvia, Vladimir Cucicao, canal "TV Pink".

Ele adiantou que, perante a situação, o governo em Belgrado pedirá doações à União Europeia (UE) e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), assim como a Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

De acordo com Cucic, aproximadamente, 90 mil imigrantes passaram pela Sérvia desde o começo do ano. O total corresponde às estimativas que a Acnur forneceu ontem à Agência Efe sobre o país.

Segundo o órgão da ONU, desde 1º de janeiro deste ano, 180 mil pessoas ingressaram no país, sendo que apenas a metade entrou legalmente.

O fluxo aumentou há dois meses, em especial nos últimos dias, tendo como exemplo a noite do último sábado, quando mais de 7 mil refugiados entraram na Sérvia vindos da Macedônia.

De acordo com a porta-voz do Acnur Mirjana Milenkovic, a maioria desses imigrantes passa pela Sérvia somente para chegar à Hungria e de lá ao destino final, que costuma ser Alemanha e Suécia.

Segundo o governo, 57% desses refugiados são da Síria, 23% pertencem ao Afeganistão, 8% saíram do Iraque, e uma pequena quantidade veio da Eritreia e da Somália.

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoRefugiadosUnião EuropeiaSérvia

Mais de Mundo

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis

Setor privado dos EUA cria menos empregos que o esperado em janeiro

EUA condicionam diálogo com Irã a debate sobre mísseis e programa nuclear