Mundo

Sérvia conduz primeira Marcha do Orgulho Gay desde 2010

Milhares de policiais de choque com carros blindados, canhões d’água, a cavalo e escudados isolaram as ruas que levavam ao local da breve marcha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2014 às 11h36.

Priorizar nos meus resultados Google

Belgrado - Ativistas dos direitos dos homossexuais na Sérvia realizaram a primeira Marcha do Orgulho Gay em quatro anos neste domingo, conduzida em Belgrado em meio a ruas esvaziadas de trânsito e pedestres, sob uma massiva operação de segurança.

Milhares de policiais de choque com carros blindados, canhões d’água, a cavalo e escudados isolaram as ruas, da sede do governo até o parlamento, que levavam ao local da breve marcha para evitar uma reencenação dos conflitos entre ultra-nacionalistas e torcedores de futebol que aconteceram em 2010.

As autoridades baniram a Marcha do Orgulho Gay pelos três anos seguintes, alegando motivos de segurança. A homofobia é generalizada na Sérvia e em outras sociedades conservadoras nos Bálcãs; o líder da Igreja Ortodoxa Sérvia comparou, na semana passada, a homossexualidade à pedofilia e ao incesto.

Entretanto, uma vez que a Sérvia tem negociado para se unir à União Européia, o bloco deixou claro que considera o Orgulho Gay como um teste decisivo do comprometimento do país em defender os direitos humanos universais.

Centenas de pessoas participaram, agitando bandeiras arco-íris e apitando enquanto helicópteros policiais sobrevoavam a cidade.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPreconceitosGaysLGBTSérvia

Mais de Mundo

Canadá na União Europeia? Entenda como possibilidade muda a geopolítica

Além das deportações: como a política migratória de Trump chega na economia

EUA reabrem cofres para a ONU, mas cobram reformas e recuo da China às vésperas da Assembleia Geral

EUA dizem que Brasil falha no combate ao PCC e CV e citam 'centro global da cocaína'