Mundo

Senado da Espanha vai votar medidas contra Catalunha na sexta

Mais cedo, o primeiro-ministro da Espanha anunciou a dissolução do Parlamento catalão bem como a convocação de eleições em até seis meses

Bandeira da Espanha (Getty Images/Getty Images)

Bandeira da Espanha (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 15h31.

Madri - O vice-presidente do Senado da Espanha, o conservador Pedro Blanco, afirmou neste sábado que a sessão na qual serão votadas as propostas do governo central para tomar o controle do Parlamento da Catalunha será realizada na próxima sexta-feira, 27.

Blanco disse ainda que o Senado vai criar na terça-feira, 24, uma comissão especial com 27 parlamentares para avaliar as medidas a serem tomadas.

Mais cedo, o primeiro-ministro da Espanha, o conservador Mariano Rajoy, invocou o artigo 155 da Constituição e anunciou a dissolução do Parlamento catalão bem como a convocação de eleições em até seis meses. No começo do mês, separatistas fizeram um plebiscito não-autorizado no qual o pedido de independência venceu com mais de 90% dos votos.

O presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, poderá fazer pessoalmente um apelo das medidas diante da comissão antes do meio-dia de quinta-feira ou mandar um enviado para fazê-lo.

A comissão especial deve concluir a proposta final que será levada ao pleno do Senado para aprovar o texto final. É esperado que o Partido Popular, do premiê, que tem maioria na Casa, consiga também o apoio da oposição.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanha

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal