Mundo

Seleções da África do Sul farão homenagem a Mandela

Os "Bafana-Bafana", apelido da seleção de futebol, disputarão um amistoso com atual vice-campeão africano Burkina Faso


	Vendedor segura bandeira com a imagem do ex-presidente Nelson Mandela: os "Springbocks" disputarão contra a Argentina a primeira rodada do Rugby Championship, torneio que reúne as melhores equipes do hemisfério sul.
 (Chip Somodevilla/Getty Images)

Vendedor segura bandeira com a imagem do ex-presidente Nelson Mandela: os "Springbocks" disputarão contra a Argentina a primeira rodada do Rugby Championship, torneio que reúne as melhores equipes do hemisfério sul. (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 13h21.

Johannesburgo - As seleções de futebol e rúgbi da África do Sul jogarão no dia 17 de agosto no Soccer City Stadium de Soweto, Johannesburgo, para homenagear o ex-presidente Nelson Mandela, internado em estado crítico desde o começo do mês.

Os "Bafana-Bafana", apelido da seleção de futebol, disputarão um amistoso com atual vice-campeão africano Burkina Faso.

Já os "Springbocks" disputarão contra a Argentina a primeira rodada do Rugby Championship, torneio que reúne as melhores equipes do hemisfério sul (Austrália e Nova Zelândia também participam).

Um porta-voz do ministério dos Esportes revelou nesta terça-feira que o palco de ambas as partidas será o Soccer City, que recebeu a final da Copa do Mundo de 2010.

Mandela sempre manteve uma relação estreita com as duas equipes. Em 1995, seu envolvimento na organização no país da Copa do Mundo de Rúbgi, esporte reservado aos brancos na época do Apartheid, foi um dos marcos da política de reconciliação nacional, que culminou com o presidente entregando a taça de campeão ao capitão dos "Springbocks", François Pienaar.

O episódio foi até retratado em um filme, "Invictus", estrelado pelos atores americanos Morgan Freeman e Matt Damon.

No ano seguinte do título mundial no Rúgbi, em 1996 os "Bafana-Bafana" sagraram-se campeões da Copa Africana de Nações.

Mandela, de 94 anos, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994. Ele segue internado em estado crítico em um hospital de Pretória depois de sofrer uma infecção pulmonar.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulEsportesNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h