Segurança do patrimônio e casamento de filhos geram ansiedade entre chineses ricos, diz relatório
China tem mais de 3 milhões de pessoas com patrimônio acima de 10 milhões de yuans
Agência
Publicado em 12 de setembro de 2023 às 18h10.
Uma pesquisa realizada com mais de 1.000 indivíduos com médio e alto patrimônio líquido e com ativos de mais de 1 milhão de yuans na China, mostra que os dois principais pontos de ansiedade para indivíduos com patrimônio líquido médio e alto são o casamento dos filhos e o risco de acidente dos detentores de patrimônio. A “preservação do patrimônio” ultrapassou a “criação de patrimônio” como o principal objetivo de sua gestão de patrimônio.
O “White Paper on Legal Services for Wealth Management of Middle and High Net Worth Individuals”, lançado oficialmente em 9 de setembro, foi produzido em conjunto pelo Taikang Family Office, pelo Centro de Pesquisa Jurídica da Universidade de Wuhan, e é o primeiro relatório de pesquisa de clientes com foco no campo de serviços jurídicos de gestão de patrimônio na China.
- Empréstimos em moeda chinesa aumentam 1,36 trilhão de yuans em agosto
- Depois do 7 de setembro, 2023 terá mais 5 feriados em dias úteis; veja datas
- Resultado da Mega-Sena 2629: ninguém acerta seis dezenas e Mega vai a prêmio R$ 85 milhões; veja
- Taxa de desemprego do Reino Unido sobe a 4,3% no trimestre até julho; salários avançam 7,8%
- Pix chega a 152,7 milhões de transações bate novo recorde diário
- Faustão tem boa recuperação e é transferido para o quarto em SP
Dados públicos mostram que, em 2022, o número de indivíduos com patrimônio líquido médio e alto chineses com ativosinvestíveis acima de 10 milhões de yuans deveria chegar a 3,16 milhões. Espera-se que o número desses chineses e o tamanho dos ativos investíveis mantidos continuem a crescer a uma taxa de crescimento composta de aproximadamente 11% e 12% nos próximos dois anos.
De acordo com o documento, à medida que os riscos patrimoniais continuam a se intensificar, as aspirações de gestão de patrimônio dos indivíduos de médio e alto patrimônio líquido estão mudando discretamente. O relatório mostra que 70,3% dos indivíduos de médio e alto patrimônio líquido acreditam que a segurança do patrimônio é o principal objetivo patrimonial no momento, o que é mais do que a proporção daqueles que “criam mais capital e realizam a valorização do patrimônio”.
O whitepaper mostra que os clientes que são indivíduos de alto patrimônio líquido estão, em geral, mais preocupados com o risco conjugal de seus filhos (56,8%), sendo a saída de propriedade causada pelo casamento de seus filhos (48%) o fator de causar a maior ansiedade. Em termos de seus próprios riscos conjugais, além da divisão de bens devido a mudanças conjugais (44%), o impacto da dívida de um dos cônjuges ou da dívida conjunta de ambas as partes na vida normal da família (32,9%) tornou-se uma das principais preocupações.
Recentemente, houve uma série de incidentes de disputas de herança na China após riscos inesperados dos detentores de patrimônio. A pesquisa mostra que, além da saída de ativos causada por mudanças conjugais dos filhos ou pela capacidade insuficiente de gerenciamento de ativos, 30% dos indivíduos com capital líquido médio e alto estão preocupados com a possibilidade de não poderem dispor razoavelmente de seus ativos durante a vida, em caso de acidentes repentinos.
O whitepaper mostra que quase metade dos entrevistados planejará a distribuição do patrimônio com antecedência, elaborando documentos legais, como testamentos. Além disso, presentes, residência, proteção, gestão de bens, seguros e fideicomissos durante a vida são opções que podem ser tomadas para herança e devem ser planejadas com extrema antecedência.
Jin Yi, membro do comitê de gestão e chefe de conformidade do Taikang Insurance Group e diretor do Taikang Legal and Business Service Centre, disse à Yicai que a velhicetambém é um ponto de ansiedade para indivíduos com capital líquido médio e alto, mas sua principal preocupação não é a obtenção de fundos para a velhice e o acesso a serviços para idosos, mas sim a falta de um guardião confiável para cuidar de seus cuidados pessoais e tomar providências para suas propriedades quando estiverem inconscientes ou incapacitados.