Mundo

Segundo turno levará mais de 27 milhões de eleitores às urnas

Dos 44 municípios brasileiros;que realizarão eleições para prefeito no próximo domingo (31/10), 15 são capitais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 15h18.

O segundo turno das eleições municipais deve mobilizar 27,3 milhões de eleitores no próximo domingo (31/10). A votação ocorrerá em 44 cidades brasileiras, e São Paulo é o estado com o maior número de municípios (12) e eleitores (11,653 milhões) no segundo turno. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com cinco cidades e 1,944 milhão de votantes. Também serão escolhidos os prefeitos de 15 capitais. Conforme a lei, somente municípios com mais de 200 mil eleitores têm eleições para prefeito em dois turnos.

Em algumas cidades, a apuração dos votos deve demorar de três a quatro horas. É o caso de Campos, Niterói, Caxias, São João do Meriti e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Conforme Marcus Faver, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, a previsão já incorpora possíveis contratempos, como falta de energia elétrica ou urnas que precisem ser substituídas durante o horário de votação.

Minas Gerais e Paraná também são outros estados onde um grande número de eleitores terá de comparecer às seções de votação neste domingo. Em Minas, o segundo turno ocorrerá em quatro cidades, mobilizando 1,293 milhão de eleitores. No Paraná, outros 1,929 milhão de eleitores escolherão os prefeitos de quatro municípios.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral e da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: campanha começa em meio a crise gerada pelo furacão Beryl

Ausência de Milei na reunião do Mercosul ’é lamentável', diz secretária do Itamaraty

Eleições dos EUA: Kamala Harris dispara e ultrapassa Biden no mercado de apostas

Biden se reúne com governadores democratas em meio a sinais de que avalia desistir de reeleição

Mais na Exame