Mundo

Secretário-geral da ONU elogia abertura de governo iraniano

Ban Ki-moon que se reunirá com o presidente iraniano, Hassan Rohani, fez as declarações com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif


	O chanceler do Irã, Javad Zarif, cumprimenta o secretário-geral da ONU nesta quinta-feira, em Nova York
 (AFP)

O chanceler do Irã, Javad Zarif, cumprimenta o secretário-geral da ONU nesta quinta-feira, em Nova York (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 16h28.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou nesta quinta-feira o novo governo do Irã pela libertação de prisioneiros políticos e por promover o diálogo com a comunidade internacional.

Ban, que se reunirá na próxima semana com o presidente iraniano, Hassan Rohani, fez as declarações após uma "reunião muito boa" com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif.

"Eu expressei ao ministro Zarif meu apreço pelos esforços do novo governo do Irã para promover o diálogo com a comunidade internacional", disse o secretário.

"Também elogiei a ação do governo para libertar doze presos políticos ontem (quarta-feira), incluindo a advogada defensora dos direitos Humanos, Nasrin Sotoudeh, assim como vários defensores dos direitos das mulheres, ativistas políticos e jornalistas", declarou.

Ban, que lembrou que havia pedido a libertação dessas pessoas no momento de uma visita a Teerã em 2010, declarou estar "muito contente que, finalmente, o governo tenha agido" neste sentido.

O chefe da ONU mostrou sua satisfação quanto ao fato de o Irã "estar tomando medidas concretas para cumprir as promessas feitas pelo presidente Rohani em sua recente campanha eleitoral".

O porta-voz de Ban, Martin Nesirky, informou que durante a reunião com Zarif os dois discutiram o aumento da cooperação do Irã em vários assuntos, incluindo seu programa nuclear e o papel que o país pode desempenhar na promoção de uma solução política para o conflito na Síria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísONUSíria

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles