Mundo

Santa Sé e Estado da Palestina assinam seu primeiro acordo

O acordo estabelecerá os direitos da Igreja Católica nos territórios palestinos


	Papa Francisco com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas: a assinatura do acordo constitui um reconhecimento de fato do Estado da Palestina pelo Vaticano
 (Maurizio Brambatti/Pool/Reuters)

Papa Francisco com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas: a assinatura do acordo constitui um reconhecimento de fato do Estado da Palestina pelo Vaticano (Maurizio Brambatti/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2015 às 17h57.

Cidade do Vaticano - A Santa Sé e o Estado da Palestina assinam nesta sexta-feira no Vaticano seu primeiro acordo, que estabelece os direitos da Igreja católica nos territórios palestinos, informou nesta quinta-feira o Vaticano.

Trata-se de um acordo sem precedentes, negociado por 15 anos e que acaba de ser aprovado pelas autoridades dos dois Estados.

A assinatura acontecerá no Vaticano e contará com a presença do secretário para Relações com os Estados (ministro das Relações Exteriores do Vaticano), o bispo inglês Paul Richard Gallagher.

A Santa Sé usou pela primeira vez, em fevereiro de 2013, a expressão "Estado da Palestina", depois da admissão da Palestina como Estado observador na ONU, em novembro de 2012.

A assinatura do acordo constitui um reconhecimento de fato do Estado da Palestina.

Para a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), o Vaticano é o país de número 136 que reconhece o Estado Palestino.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaNegociaçõesPaíses ricosPalestinaVaticano

Mais de Mundo

Incêndio em Los Angeles: número de mortos sobe para 16

Consulado da Venezuela em Lisboa é atacado com artefato incendiário

Trump chama de 'incompetentes' autoridades responsáveis por conter incêndios em Los Angeles

Diretriz aprovada pelo Vaticano permite a seminários aceitarem homens gays na Itália