Sandy causa fechamento parcial de 2 usinas nucleares nos EUA
A Entergy Nuclear fechou a unidade 3 da usina nuclear Indian Point, situada a 60 quilômetros ao norte da cidade de Nova York
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2012 às 19h25.
Washington - As companhias de energia nuclear Entergy Nuclear e PSEG Power, que operam na área de Nova York, informaram nesta terça-feira que fecharam parcialmente suas unidades após a passagem da tempestade Sandy .
A Entergy Nuclear fechou a unidade 3 da usina nuclear Indian Point, situada a 60 quilômetros ao norte da cidade de Nova York, devido a um problema elétrico externo, informou em comunicado, no qual informou que não houve ''nenhum risco'' para o público.
''As usinas nucleares são construídas para superar as forças naturais mais severas'', diz em comunicado John Herron, presidente e executivo-chefe da Entergy Nuclear, acrescentando: ''Vimos uma amostra disso outra vez com o furacão Sandy''.
A companhia informou, além disso, que estava trabalhando desde a semana passada junto com a Comissão Reguladora Nuclear e a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) nos preparativos de segurança.
A unidade 2 dessa central opera com normalidade junto com as de Fitzpatrick e Pilgrim, embora a de Vermont Yankee tenha reduzido sua potência para 88%.
A unidade 2 de Indian Point gera cerca de 2.000 megawatts de eletricidade para lares, negócios e prédios da cidade de Nova York e do condado de Westchester (Nova York).
Por sua vez, a companhia PSEG Power, que oferece provisão na área de Nova Jersey, informou que fechou a unidade de Salem 1 no rio Delaware quando quatro das seis bombas de circulação de água ficaram fora de serviço pelo impacto de Sandy.
A unidade foi desligada manualmente ''sem problema'' e a unidade, com capacidade para produzir 1.175 megawatts, está ''estável'', segundo comunicado.
A unidade de Salem 2 permanece desligada desde o dia 14 de outubro por trabalhos de manutenção, enquanto a unidade de Creek, com capacidade para gerar 1.219 megawatts, opera a plena potência.