Mundo

Russos ficam presos após operadora de turismo falir

Quase 27 mil turistas russos estavam bloqueados no exterior, após a falência de uma operadora de turismo

Turistas em uma praia da Crimeia: turistas não têm passagem de volta (Max Vetrov/AFP)

Turistas em uma praia da Crimeia: turistas não têm passagem de volta (Max Vetrov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2014 às 09h35.

Moscou - Quase 27.000 turistas russos estavam bloqueados no exterior, após a falência de uma operadora de turismo, anunciou a associação nacional das agências de turismo da Rússia.

"Todos os turistas estão bloqueados sem passagem de volta, depois que a empresa Labirint anunciou no sábado o fim de suas operações", informou a associação Touraide, que tenta ajudar os turistas a encontrar assentos em voos de outras companhias.

A Labirint é a quarta operadora de turismo da Rússia a anunciar falência em três semanas, em consequência da situação do mercado turístico russo, provocada em parte pela crise na Ucrânia.

"A situação econômica e política tem um impacto nefasto no número de reservas. A desvalorização do rublo diminuiu o poder aquisitivo dos russos", afirmou a Labirint em um comunicado.

"A Turquia começou ontem (domingo) a expulsar nossos turistas de seus hotéis", lamentou a porta-voz da Agência Federal de Turismo da Rússia, Irina Shchegolkova, na rádio Eco de Moscou.

Irina elogiou a atitude de Bulgária e Grécia que, segundo ela, decidiram não penalizar os turistas russos por esta falência.

As sanções europeias provocaram no domingo o fim das atividades da Dobroliot, a filial de baixo custo da companhia aérea nacional Aeroflot.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTurismoRússiaAgências de turismo

Mais de Mundo

EUA interceptam petroleiro que fugiu perto da Venezuela

EUA diz que controlará venda de petróleo venezuelano 'indefinidamente'

Trump exige que Venezuela encerre relações com China e Rússia, diz emissora

Nestlé faz recall global de fórmulas infantis após contaminação