Mundo

Rússia realiza lançamento teste de míssil intercontinental

Submarino nuclear russo efetuou com sucesso um lançamento de teste do foguete intercontinental Bulava


	Um submarino russo: submarinos, aviação e mísseis formam a tríade nuclear russa
 (Fred Tanneau/AFP)

Um submarino russo: submarinos, aviação e mísseis formam a tríade nuclear russa (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 10h57.

Moscou - O submarino nuclear russo "Vladimir Monomaj" efetuou nesta quarta-feira com sucesso um lançamento de teste do foguete intercontinental Bulava (Maza), informou o Ministério da Defesa da Rússia.

"O lançamento foi realizado em posição de imersão dentro do programa de testes estatais do armamento e dos sistemas vitais do submarino nuclear "Vladimir Monomaj"", declarou o porta-voz de Defesa, general Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

O míssil foi disparado das águas do mar Blanco. As cargas atingiram o polígono de Kura, na península de Kamchatka, a milhares de quilômetros de distância de onde estava o submarino.

Os Bulava são capazes de levar até dez ogivas nucleares de guia individual, têm oito mil quilômetros de alcance e, segundo Moscou, podem burlar qualquer escudo antimísseis, incluído o americano.

O míssil R30 3M30 Bulava-30 (SS-NX-30, segundo a classificação da Otan, e RSM-56 nos tratados internacionais) é uma versão naval do míssil balístico intercontinental em terra Topol.

A Rússia acredita que os Topol e os Bulava permitarão ao país manter a paridade nuclear com os Estados Unidos pelo menos durante o próximo meio século.

No entanto, os frequentes fracassos nos testes do Bulava (oito dos 19 lançamentos realizados foram considerados fracassados) suscitaram dúvidas sobre sua confiabilidade.

Os submarinos nucleares, a aviação estratégica e os mísseis intercontinentais formam a tríade nuclear russa no programa de rearmamento russo, que tem orçamento de US$ 700 bilhões em armamento até 2020.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEuropaOtanRússia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame