Mundo

Rússia realiza lançamento teste de míssil intercontinental

Submarino nuclear russo efetuou com sucesso um lançamento de teste do foguete intercontinental Bulava


	Um submarino russo: submarinos, aviação e mísseis formam a tríade nuclear russa
 (Fred Tanneau/AFP)

Um submarino russo: submarinos, aviação e mísseis formam a tríade nuclear russa (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 10h57.

Moscou - O submarino nuclear russo "Vladimir Monomaj" efetuou nesta quarta-feira com sucesso um lançamento de teste do foguete intercontinental Bulava (Maza), informou o Ministério da Defesa da Rússia.

"O lançamento foi realizado em posição de imersão dentro do programa de testes estatais do armamento e dos sistemas vitais do submarino nuclear "Vladimir Monomaj"", declarou o porta-voz de Defesa, general Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

O míssil foi disparado das águas do mar Blanco. As cargas atingiram o polígono de Kura, na península de Kamchatka, a milhares de quilômetros de distância de onde estava o submarino.

Os Bulava são capazes de levar até dez ogivas nucleares de guia individual, têm oito mil quilômetros de alcance e, segundo Moscou, podem burlar qualquer escudo antimísseis, incluído o americano.

O míssil R30 3M30 Bulava-30 (SS-NX-30, segundo a classificação da Otan, e RSM-56 nos tratados internacionais) é uma versão naval do míssil balístico intercontinental em terra Topol.

A Rússia acredita que os Topol e os Bulava permitarão ao país manter a paridade nuclear com os Estados Unidos pelo menos durante o próximo meio século.

No entanto, os frequentes fracassos nos testes do Bulava (oito dos 19 lançamentos realizados foram considerados fracassados) suscitaram dúvidas sobre sua confiabilidade.

Os submarinos nucleares, a aviação estratégica e os mísseis intercontinentais formam a tríade nuclear russa no programa de rearmamento russo, que tem orçamento de US$ 700 bilhões em armamento até 2020.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEuropaOtanRússia

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos