Mundo

Milhares se reúnem em ato de apoio a Putin na Rússia

Falando o slogan "proteger o país", partidários do premiê marcharam ao longo do Rio Moscou

Assessores de Putin disseram que o premiê poderia participar do comício, que ocorrerá no palco usado para as maiores partidas de futebol e concertos de rock do país (Alexey Druzhinin/AFP)

Assessores de Putin disseram que o premiê poderia participar do comício, que ocorrerá no palco usado para as maiores partidas de futebol e concertos de rock do país (Alexey Druzhinin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 05h49.

Moscou - Dezenas de milhares de simpatizantes de Vladimir Putin se reuniram em Moscou nesta quinta-feira tentando provar que a sua candidatura à presidência da Rússia goza de apoio popular - apesar de uma explosão de protestos por parte da oposição. Entoando o slogan "proteger o país", partidários de Putin marcharam ao longo do Rio Moscou e depois se reuniram nas imediações do Estádio Luzhniki para um comício gigantesco. A eleição presidencial acontece no dia 4 de março.

Assessores de Putin disseram que o primeiro-ministro poderia participar do comício, que ocorrerá no palco usado para as maiores partidas de futebol e concertos de rock em Moscou. Mas Putin ainda não confirmou seus planos. O evento coincide com o feriado do Dia do Defensor da Pátria, que nos tempos da extinta União Soviética comemorava as conquistas do Exército Vermelho e glorificava o poderio militar da nação.

Putin aproveitou a retórica do feriado. "Temos que garantir nossa soberania. Ninguém deve ser capaz de meter o nariz em nossos assuntos", disse o primeiro-ministro em encontro com comandantes militares nesta Quarta-feira. Os organizadores do evento de apoio a Putin esperam que 40 mil pessoas estejam presentes no início da marcha e que 100 mil participem do encontro no estádio - que culminará com um comício de 90 minutos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOposição políticaPolíticaPolítica no BrasilProtestosRússia

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano