Exame Logo

Rússia e Coreia do Norte restabelecem conexão ferroviária suspensa em 2020

Conexão ferroviária entre os dois países foi retomada após suspensão em 2020 devido à pandemia de coronavírus

Reabertura da conexão ferroviária entre Rússia e Coreia do Norte fortalece laços políticos e econômicos (Kristina Kormilitsyna/POOL/AFP)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 19h27.

A Rússia e a Coreia do Norte restabeleceram a conexão ferroviária nesta segunda-feira, 16, encerrando uma interrupção de três anos provocada pela pandemia de coronavírus. O primeiro trem cruzou a fronteira entre a cidade russa de Kazan e a estação norte-coreana de Tumangang às 15h30 (horário local), segundo os serviços alfandegários russos informaram à agência “RIA Novosti”.

“Os oficiais da alfândega permitiram que um trem de passageiros entrasse na Coreia do Norte. Havia dois passageiros russos no total”, confirmaram as autoridades.

Veja também

O tráfego ferroviário havia sido retomado de forma irregular em junho, a pedido de Pyongyang. Desde então, cerca de 1.200 pessoas viajaram de trem para o país asiático. Com a reabertura, o ponto de travessia passará a funcionar diariamente das 10h às 20h, e os passageiros poderão cruzar a fronteira às segundas, quartas e sextas-feiras.

Além da retomada ferroviária, Moscou e Pyongyang já haviam ampliado o número de voos entre os dois países, que atualmente se limitam a conexões entre Pyongyang e Vladivostok.

Nos últimos meses, Rússia e Coreia do Norte intensificaram sua cooperação em diversas áreas. Recentemente, os dois países assinaram acordos que visam aumentar o transporte de passageiros e mercadorias, além de um tratado estratégico que prevê assistência militar mútua.

De acordo com fontes sul-coreanas e ocidentais, Pyongyang forneceu grandes quantidades de munições para Moscou, em troca de tecnologia civil, espacial e militar. Até o momento, milhares de contêineres de armas norte-coreanas foram enviados ao exército russo a partir do porto de Rason.

Além disso, mais de 10.000 soldados norte-coreanos teriam sido deslocados para apoiar o exército russo em regiões fronteiriças na guerra contra a Ucrânia.

Cooperação histórica

Embora Rússia e Coreia do Norte compartilhem apenas 20 quilômetros de fronteira, suas relações políticas, econômicas e militares vêm ganhando força. A visita de Vladimir Putin a Pyongyang neste ano, a primeira desde 2000, simbolizou o fortalecimento dessa aliança em meio a pressões internacionais.

Com a retomada da conexão ferroviária e a ampliação dos acordos bilaterais, os dois países reforçam um eixo de cooperação que desafia os interesses geopolíticos de outras nações.

Quem são os ministros do governo Lula

Acompanhe tudo sobre:RússiaCoreia do Norte

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame