Mundo

Rússia diz que relatório sobre tortura da CIA é "chocante"

Autoridades russas aproveitaram a oportunidade para dizer que seu velho inimigo da Guerra Fria não é "um exemplo de democracia"

Sede da CIA em Langley, Virginia: autoridades russas também disseram que seu velho inimigo da Guerra Fria não é "um exemplo de democracia" (Saul Loeb/AFP)

Sede da CIA em Langley, Virginia: autoridades russas também disseram que seu velho inimigo da Guerra Fria não é "um exemplo de democracia" (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 13h45.

Moscou - A Rússia descreveu como "chocante" o relatório que denuncia a prática de tortura pela CIA e pediu a Washington para divulgar outras informações sobre violações dos direitos humanos.

As autoridades russas aproveitaram a oportunidade para dizer que seu velho inimigo da Guerra Fria não é "um exemplo de democracia".

Um severo relatório do Comitê de Inteligência do Senado americano divulgado na terça-feira relata que os métodos da CIA para interrogar suspeitos da Al-Qaeda eram muito mais brutais do que se imaginava e que não produziram informações úteis.

"Seu conteúdo é chocante", disse o enviado para os Direitos Humanos do ministério russo das Relações Exteriores, Konstantin Dolgov, referindo-se ao relatório.

"Esta situação não se encaixa nas pretensões dos Estados Unidos ao título de 'modelo de democracia'", disse Dolgov.

Ele acrescentou que a maior parte do relatório segue confidencial e pediu aos militantes que defendem os direitos Humanos para que pressionem os Estados Unidos a divulgar todas as informações sobre as violações cometidas no contexto da "guerra ao terror" lançada por Washington.

Outro representante do ministério russo, Alexander Lukashevich, também destacou o fato de as autoridades americanas tentarem por muito tempo esconder os casos de tortura.

"Isso significa que ninguém é perfeito", disse durante uma coletiva de imprensa semanal.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCIAEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal