Mundo

Rússia diz que avião militar está na Venezuela para manutenção

O porta-voz da Rússia descartou qualquer tentativa de desestabilizar a Venezuela

Venezuela: EUA cobrou a Rússia em março para retirar todas as tropas da Venezuela (Manaure Quintero/Reuters)

Venezuela: EUA cobrou a Rússia em março para retirar todas as tropas da Venezuela (Manaure Quintero/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 25 de junho de 2019 às 11h06.

Moscou — Um avião da Força Aérea da Rússia que aterrissou na Venezuela está no país sul-americano para trabalhos de manutenção em equipamento militar russo em solo venezuelano, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, na terça-feira, segundo a agência de notícias Interfax.

O avião pousou na segunda-feira no principal aeroporto da Venezuela, de acordo com uma testemunha da Reuters e um site que monitora os movimentos de aviões, três meses depois de uma chegada semelhante ter exacerbado as tensões entre Estados Unidos e Rússia.

"De todos os pontos de vista, essa cooperação é transparente", disse Ryabkov, segundo a Interfax. "Não tem nenhum elemento de desestabilização da região ou qualquer outra situação."

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou que a Rússia retirasse todas as tropas da Venezuela, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os aviões que aterrissaram na época carregavam apenas especialistas que estavam firmando contratos de venda de armas.

A Rússia apoia o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, enquanto os Estados Unidos e a maioria dos outros países ocidentais apoiam o líder da oposição, Juan Guaidó. Em janeiro, Guaido invocou a Constituição para assumir a Presidência interina da Venezuela, argumentando que a reeleição de Maduro em 2018 foi ilegítima.

Acompanhe tudo sobre:RússiaVenezuela

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA