Mundo

Rodada de petróleo da ANP atrai 71 empresas

Rodada marcará a retomada das licitações suspensas desde 2008, por conta das discussões do marco regulatório


	Plataforma de petróleo: somente do Brasil, 19 empresas apontaram interesse em participar das licitações
 (André Valentim/EXAME.com)

Plataforma de petróleo: somente do Brasil, 19 empresas apontaram interesse em participar das licitações (André Valentim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 13h40.

São Paulo- A décima primeira rodada de áreas de exploração de petróleo no Brasil, prevista para maio, atraiu interesse de 71 empresas, afirmou em nota nesta quinta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A rodada marcará a retomada das licitações da ANP suspensas desde 2008, por conta das discussões do marco regulatório do petróleo nos últimos anos, em função da descoberta do pré-sal.

"Encerrado o prazo para entrega de documentos de qualificação para a 11ª Rodada de Licitações da ANP, 71 empresas, oriundas de 18 países e 3 territórios ultramarinos, submeteram documentação à Agência", afirmou a autarquia em nota, referindo-se às empresas que manifestaram interesse em participar.

Somente do Brasil, 19 empresas apontaram interesse em participar. Oito petrolíferas dos Estados Unidos também disseram que estão interessadas. Há também empresas do Reino Unido (seis)Canadá (cinco), Japão (cinco), entre outros países.

Entre as brasileiras que entregaram documentação para participar da rodada estão a Petrobras, OGX e HRT. Entre as estrangeiras, Repsol Sinopec, Chevron, BHP, BG, BP, Shell.

A rodada vai licitar 289 blocos em 23 setores, totalizando 155,8 mil quilômetros quadrados, distribuídos em 11 bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano Sul, segundo a ANP.

Dos 289 blocos, 166 estão localizados no mar, sendo 94 em águas profundas, 72 em águas rasas, e 123 em terra.

A 11ª rodada será realizada nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ANPEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralLeilõesPetróleo

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame