Mundo

Ritmo imigratório mundial diminuiu 7% em 2009, mostra OCDE

Estudo registra que 4,3 milhões de pessoas deixaram seus países em direção a outros nesse período

Manifestantes contra e a favor da imigração nos EUA: apesar da redução geral, houve aumento no número de imigrantes rumo à Austrália, ao Canadá e aos Estados Unidos (John Moore/GETTY IMAGES)

Manifestantes contra e a favor da imigração nos EUA: apesar da redução geral, houve aumento no número de imigrantes rumo à Austrália, ao Canadá e aos Estados Unidos (John Moore/GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2011 às 13h06.

Brasília - A imigração caiu 7% no mundo, em 2009, se comparada a do ano anterior, segundo estudo divulgado hoje (12), em Bruxelas, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE). Os dados mostram que 4,3 milhões de pessoas deixaram seus países em direção a outros nesse período. A redução envolve principalmente os asiáticos que seguiam em direção à República Checa, Irlanda, Itália, Espanha e Suíça. Houve, porém, aumento no número de imigrantes rumo à Austrália, ao Canadá e aos Estados Unidos.

O documento mostra que a queda do fluxo migratório ocorreu no mesmo momento em que alguns países europeus passavam por momentos de crise e falta de ofertas de emprego. Segundo o estudo, os jovens imigrantes têm sido duramente atingidos pela perda de empregos, assim como os trabalhadores em finanças, construção civil e varejo.

Ao mesmo tempo, há sinais de aumento de oferta de empregos nas áreas de educação, saúde e domésticos. O número de estudantes estrangeiros que buscam alternativas nos países que integram a OCDE são na sua maioria da China (um em cada cinco) – no total, foram 410 mil em 2009.

O relatório faz recomendações para ajudar os governos a melhorar a gestão dos fluxos migratórios com base no fortalecimento e integração entre os países que formam a OCDE. Há sugestões para facilitar a concessão aos pedidos de naturalização e incentivo de garantias de direitos dos estrangeiros seguindo o adotado para os nativos.

Criada em 1948, a OCDE reúne 34 países que apresentam elevado índice de desenvolvimento humano (IDH).

Acompanhe tudo sobre:Imigração

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal