Mundo

Republicanos fazem proposta para impedir sanções contra Irã

A oposição republicana se opõe de forma enérgica ao acordo alcançado com o Irã, mas não possui os votos para chegar aos dois terços necessários


	Diplomatas reunidos para negociações sobre o programa nuclear do Irã: a bancada republicana na Câmara de Representantes já abandonou seus planos de apresentar uma moção de voto de procedimento similar, em um gesto que representa de fato a aceitação da derrota
 (Brendan Smialowski/AFP)

Diplomatas reunidos para negociações sobre o programa nuclear do Irã: a bancada republicana na Câmara de Representantes já abandonou seus planos de apresentar uma moção de voto de procedimento similar, em um gesto que representa de fato a aceitação da derrota (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 16h04.

O Senado americano votará nesta quinta-feira uma proposta apresentada pelo Partido Republicano (oposição) sobre procedimentos que tem por objetivo colocar obstáculos na aplicação do acordo entre várias potências e o Irã sobre o alcance de seu programa nuclear.

A oposição republicana no Senado afirmou que irá propor uma "resolução de desaprovação", uma medida de procedimento que impediria o presidente Barack Obama de levantar as sanções contra o Irã, como prevê o acordo assinado em Viena em 14 de julho, levando-o ao fracasso.

No entanto, para que a moção avance, os republicanos precisariam de 60 dos 100 votos. Como 42 senadores democratas já expressaram seu apoio ao acordo com o Irã, a medida tem poucas chances de sobreviver.

Enquanto isso, a bancada republicana na Câmara de Representantes já abandonou seus planos de apresentar uma moção de voto de procedimento similar, em um gesto que representa de fato a aceitação da derrota.

Possivelmente, na sexta-feira os republicanos na Câmara de Representantes proporão a votação de uma resolução que condena Obama por não adiantar aos legisladores detalhes do acordo com o Irã, outra sobre desaprovação do acordo e uma medida para limitar o levantamento das sanções.

A tendência indica que nenhuma destas medidas de procedimento será aprovada.

A oposição republicana se opõe de forma enérgica ao acordo alcançado com o Irã, mas não possui os votos para chegar aos dois terços necessários para bloquear qualquer veto presidencial.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Governo talibã do Afeganistão participa em negociações organizadas pela ONU no Catar

Evo Morales acusa Luis Arce de ter mentido ao mundo com 'autogolpe' na Bolívia

Tremor de magnitude 4,2 atinge capital do Equador e norte do país

Votação aquém do esperado de partido de Le Pen faz cotação do euro ficar estável

Mais na Exame