Repsol, junto à Petrobras, anuncia grande descoberta de gás

As reservas localizadas no Peru equivalem a 14 meses de consumo de gás na Espanha

Madri - O grupo petroleiro espanhol Repsol anunciou nesta quinta-feira a descoberta de uma jazida de gás na região subandina do Peru, dentro de uma aliança com a Petrobras brasileira.

"As primeiras estimativas estabelecem reservas entre 1 e 2 TCF (trilhões de pés cúbicos), equivalentes a 14 meses de consumo de gás na Espanha", enfatiza a Repsol em um comunicado.

O anúncio foi bem recebido na bolsa de Madri, onde as ações valorizaram 3,12%, até 15,2 euros, às 11h22 GMT (8h22 no horário de Brasília), em um mercado em alta de 1,53%.

Após as provas de produção, realizadas em profundidades entre 2.691 e 2.813 metros, o grupo revelou níveis de quase 11.000 barris de petróleo por dia em duas formações desta jazida, Nia Superior e Nia Inferior, do batizado "bloco 57".

"Repsol é a principal operadora do bloco, com uma participação de 53,84%, e a Petrobras participa com os 46,16% restantes", indicou o grupo.

A Repsol, que considerou este anúncio como uma "grande descoberta", prevê realizar novas sondagens "para avaliar a magnitude total do campo".

A companhia, expropriada de sua subsidiária argentina YPF, que foi parcialmente nacionalizada pelo governo argentino em abril, e que sofre o impacto dos preços do petróleo, registrou uma queda de 14,6% em seu lucro líquido no segundo semestre, para 903 milhões de euros.

Após a nacionalização da YPF, a Repsol teve que reorientar a sua estratégia e apresentou no final e maio um novo plano para 2012-2016, com até 19 bilhões de euros em investimento e um aumento de 7% de sua produção anual.

O grupo aposta na exploração de mercados como o Brasil, Estados Unidos e Espanha.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.