Mundo

Relatório da ONU diz que Irã não viola mais acordo nuclear

Novo relatório da agência mostra que o Irã tem menos quantidade de água pesada do que o anteriormente divulgado

Energia nuclear: quantidade de substância usada na produção de energia nuclear do Irã está dentro dos limites (Getty Images/Getty Images)

Energia nuclear: quantidade de substância usada na produção de energia nuclear do Irã está dentro dos limites (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 13h29.

Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas afirmou que o Irã não viola mais o acordo nuclear fechado com seis potências porque o país reduziu seu estoque de água pesada.

Os reatores de água pesada podem produzir quantidade substancial de plutônio, usado para fabricar o núcleo das ogivas nucleares.

Um relatório recente da AIEA havia dito que Teerã possuía um pouco mais de água nuclear estocada que as 143,3 toneladas previstas no acordo entre os iranianos e as potências.

Novo relatório confidencial da AIEA, obtido nesta quarta-feira pela Associated Press, diz que a agência verificou na terça-feira que uma exportação iraniana de mais de 12 toneladas de água pesada do Irã chegou a seu destino. A agência não especificou esse destino, mas diplomatas dizem que é Omã.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísONUTestes nucleares

Mais de Mundo

Zelensky pede a chanceler alemão mais armas e apoio para uma paz 'justa' com a Rússia

EUA autorizam novo pacote de ajuda de US$ 725 milhões para a Ucrânia

No Vietnã, bilionária tem que pagar US$ 9 bi para conseguir 'apenas' prisão perpétua

Governo espera concluir negociação de acordo entre Mercosul e União Europeia até fim do ano