Reino Unido reavalia empregos para controlar imigração

Reino Unido tem buscado uma forma de satisfazer os que apoiaram o Brexit porque desejavam a redução da imigração

	Theresa May: Primeira-ministra já tinha rejeitado um sistema de "pontuação" para selecionar imigrantes que entram no país
 (Toby Melville / Reuters)
Theresa May: Primeira-ministra já tinha rejeitado um sistema de "pontuação" para selecionar imigrantes que entram no país (Toby Melville / Reuters)
D
Da RedaçãoPublicado em 11/09/2016 às 14:59.

Londres - A ministra de interior do Reino Unido, Amber Rudd, disse neste domingo (11) que avaliava um sistema de permissão de trabalho para controlar a imigração da União Europeia, respondendo à demanda de eleitores que votaram a favor do Brexit por um controle de fronteiras mais rigoroso.

Embora as negociações formais sobre a saída da UE ainda precisem começar, o Reino Unido tem buscado uma forma de satisfazer os que apoiaram a investida porque desejavam a redução da imigração e o fim da abertura das fronteiras com o bloco. Ao mesmo tempo, o governo também pondera as necessidades de uma economia na qual alguns setores dependem de mão de obra estrangeira.

"A permissão para trabalho certamente tem valor", disse Amber à BBC, afirmando que seu departamento estava analisando sistemas de controle de imigração e que nenhuma decisão havia sido tomada ainda. "O que buscamos é como podemos obter o melhor para a economia, levando os números para baixo, mas protegendo as pessoas que realmente agregam valor à economia", disse Amber.

Atualmente, o Reino Unido possui um sistema de visto para os que não são de países do bloco europeu, mas, de acordo com as normas da UE, cidadãos de dentro do bloco de 28 países são livres para viver e trabalhar no Reino Unido.

No início deste mês a primeira-ministra Theresa May rejeitou um sistema de “pontuação” para selecionar os imigrantes - algo que ativistas do Brexit prometeram implementar - levantando temores entre alguns eleitores de que seu governo não estaria sendo linha dura em questões chave como a imigração.