Mundo

Reino Unido ignora ameaças de Putin e irá fornecer mísseis à Ucrânia

A decisão foi tomada em “estreita coordenação” com Washington, que anunciou na semana passada o fornecimento de foguetes e helicópteros para Kiev

Exército norte-americano em região da Ucrânia. (The Ukrainian Ground Forces/Handout/Reuters)

Exército norte-americano em região da Ucrânia. (The Ukrainian Ground Forces/Handout/Reuters)

A

AFP

Publicado em 6 de junho de 2022 às 08h26.

O Reino Unido irá fornecer à Ucrânia lançadores de foguetes com alcance de 80 km, para o combate à ofensiva russa, anunciou o Ministério da Defesa nesta segunda-feira, seguindo o exemplo dos Estados Unidos.

Esses sistemas M270 MLRS “irão aumentar significativamente a capacidade das forças ucranianas”, afirmou o ministério. A decisão foi tomada em “estreita coordenação” com Washington, que anunciou na semana passada o fornecimento de equipamentos Himars com alcance de 80 km, ou seja, lança-foguetes múltiplos montados em blindados leves.

Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

Os ucranianos pediam lançadores de foguetes há algum tempo, para atacar as posições russas enquanto instalam suas baterias mais longe da frente. No entanto, o presidente americano, Joe Biden, descartou fornecer à Ucrânia sistemas de lançamento de foguetes de longo alcance que possam chegar à Rússia, para evitar que os Estados Unidos sejam vistos como co-beligerantes.

"Se a comunidade internacional mantiver seu apoio, a Ucrânia pode vencer", defendeu o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace. "A estratégia da Rússia está mudando, e nosso apoio também deve mudar", acrescentou, enfatizando que as novas armas permitirão aos ucranianos "uma melhor proteção contra o uso brutal da artilharia de longo alcance, à qual as forças de Putin recorreram indiscriminadamente para arrasar cidades".

O apoio militar do Reino Unido à Ucrânia já soma 937 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasReino UnidoRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza